Yiliang “Doublelift” Peng admite voltar atrás na decisão do boicote da associação de jogadores (LCSPA) e participar na LCS Summer se o cancelamento da mesma estiver em cima da mesa. O jogador da 100 Thieves publicou recentemente um vídeo no YouTube a explicar o porquê de ter votado a favor do boicote, mesmo não concordando com vários dos pontos defendidos pela LCSPA.
No vídeo, o jogador defende que a Riot fez um mau trabalho no que diz respeito à NA Challengers League (NACL), a origem de toda esta confusão. Segundo Doublelift, a produtora do League of Legends não fez nenhum aviso prévio sobre a remoção da obrigação das equipas participantes na LCS inscreverem uma equipa de academia na NACL.
Analisando depois as exigências da LCSPA, o botlaner mostrou-se desapontado. “[As exigências] Ou não são razoáveis ou não são abordadas da melhor forma”, disse. No entanto, também defende que a ideia de um estilo de promoção e despromoção semelhante ao do VALORANT seria interessante na medida em que dava possibilidade às equipas do tier 2 poderem chegar aos Worlds.
Porém, Doublelift também considerou que a LCS já tem alguns jogadores que não vê serem do nível da liga e que a adição de mais equipas poderia acabar por enfraquecer o nível. “Ao invés de adicionarem dois lugares, deviam encontrar uma forma de cortar duas equipas. Acho que a LCS devia ter oito equipas. Existem demasiados lugares e poucas equipas competitivas”, disse.
Também no que diz respeito aos salários exigidos, o jogador discorda da associação. A LCSPA exige um mínimo de $300,000 para cada equipa da NACL para pagamento dos salários dos jogadores. Doublelift concordou que deve existir um valor base razoável, mas considerou que não deve superar os $60,000 por jogador e que melhores pagamentos devem surgir como recompensa por bons resultados. A estrela norte-americana sugeriu até fazer regressar os prize pools para torneios do tier 2 e incentivar dessa forma os jogadores.
Vê o vídeo:
No fim de contas, o jogador terá votado a favor do boicote ainda antes de serem conhecidos todos estes novos pontos que a LCSPA exige e fê-lo com o intuito de tentar salvar o cenário do tier 2. Porém, o jogador mencionou ainda que se tiver de fazer uma escolha, vai optar por jogar o split de verão.