Numa altura em que a FDoDL vai a meio e com bom andamento, e em que a comunidade de Day of Defeat em Portugal cresce cada dia a olhos vistos, o FRAGLíder™ decidiu proporcionar um confronto de ideias entre as duas melhores formações portuguesas (na voz dos seus líderes), não para fomentar a rivalidade entre estas, mas sim para conseguir obter os diferentes pontos de vista de quem “está lá em cima”. O que torna esta análise ainda mais única é o facto de ter sido feita de forma não influenciável, visto que nenhum dos dois intervenientes tinha conhecimento de que o seu “adversário” estaria na mesma hora a responder às mesmas perguntas. O artigo é um pouco extenso, tanto em quantidade como em conteúdo.
In the left square: Easy-Company
In the right square: MY OWN ROYALTY
FRAGlíder: Para iniciar esta entrevista, começa por apresentar-te aos nossos leitores.
EC|MadBiker: O meu nome é João “MadBiker” Pereira e tenho 23 anos. Jogo DoD há 4 anos e estou nos Easy-Company há mais de 2 anos sendo o actual líder. Actualmente sou também admin de DoD no FRAGlíder e Webmaster do Day of Defeat Portugal.
MYOR|ghosteh: hey, chamo-me Daniel Filipe tenho 15 anos, jogo DoD há cerca de 2 anos e neste momento sou o líder dos MY OWN ROYALTY.
FRAGlíder: Muito bem. Podes falar-nos um bocadinho da tua equipa, onde incluas um breve resumo da mesma?
EC|MadBiker: Os Easy-Company existem desde 20 de Dezembro de 2001, sendo que na altura eram apenas um grupo de amigos que jogavam DoD em LAN. Em 2002 juntou-se um bom grupo de pessoas que na altura jogava pelo servidor do FRAGlíder e começou a estruturar-se uma equipa com objectivos mais sérios, sendo que no início de 2003 começámos a jogar oficialmente em algumas competições internacionais. Os resultados na altura não eram muito animadores visto que o nível das outras equipas era superior. Esse nível superior foi bastante útil para a nossa evolução sendo que actualmente contamos com jogares bastante experientes e penso que podemos considerarmo-nos a melhor equipa nacional.O 1º lugar obtido no torneio ShotLine em São João da Madeira é talvez uma boa prova disso. Actualmente estámos activos em 3 competições internacionais e 1 Nacional.
MYOR|ghosteh: Bom, somos uma equipa recente na comunidade mas todos nós já jogamos há bastante tempo e já representamos equipas como os zero-Gravity ou mais recentemente os OverRun. Neste momento estamos a trabalhar arduamente para conseguir bons resultados no estrangeiro onde recentemente obtivemos um 5º/8º lugar na JoltPCZONE, uma liga com as melhores equipas da Europa, próximo evento importante é a SpringCup onde esperamos bons resultados. A nível Nacional somos os líderes do Grupo A da FRAGlíder DoD League e estamos também no 1º lugar na Electronic Sports League e estamos à espera de torneios em LAN para participar :]
FRAGlíder: Porquê a escolha de um jogo como o DoD e não do CS, por exemplo?
EC|MadBiker: O DoD sempre foi um jogo que nos cativou muito mais do que o CS, tanto pelo seu ambiente como pelo seu gameplay. A maioria dos nossos jogadores vêem do CS e olham para o DoD como uma evolução. Outra resposta poderia ser talvez que o CS é um jogo que se encontra “saturado” a nível de comunidade, mas penso que no fundo o gosto pelo DoD está em cada um dos jogadores e não pode ser explicado assim facilmente.
MYOR|ghosteh: Isso tem muito a ver com o gosto de cada um, pelo menos eu quando comecei a jogar decidi estabelecer-me neste jogo porque tratava de algo que eu sempre gostei e achei interessante ao contrário do CS que é um jogo de massas e não se joga tanto pelo gosto, digo eu.
FRAGlíder: Quais são os objectivos da equipa neste momento, a curto e a longo prazo?
EC|MadBiker: Os nossos objectivos a curto prazo são de manter uma equipa de topo nacional, provando o nosso valor online e em futuros torneio em LAN obtendo sempre os melhores resultados possíveis. A longo prazo pretendemos atingir um nível que nos torne uma equipa respeitada internacionalmente, marcando a nossa presença nos eventos mais importantes e tentado sempre obter resultados positivos.
MYOR|ghosteh: A curto prazo são obter uma boa classificação na CB SpringCup 2005 onde somos a única equipa a representar Portugal e obter o título no FRAGlíder DoD League. A longo prazo em 1º lugar estão os bons resultados e a estabilidade da equipa mas vamos manter sempre uma postura competitiva e estar sempre abertos a novos desafios.
FRAGlíder: Quais são os teus prognósticos para a FRAGlíder-DoD-League?
EC|MadBiker: Penso que a FDoDL está a correr de uma maneira muito positiva e com uma boa adesão por parte dos clans participantes. Com a season a meio alguns clans já demonstraram bastante potencial e penso que a fase final será bem disputada. Penso que os EC’s poderão contar com bastante resistência dos myor e dos aem, mas estou confiante num bom resultado. 😉
Espera-se uma final em LAN, por isso vamos lá ver as condições se proporcionam para um bom espectáculo.
MYOR|ghosteh: hum, prognósticos… Sinceramente não estou à espera de grandes surpresas, a nível de top5 vamos ver alguns jogos interessantes mas na final prevejo MYOR vs Easy-Company que são claramente os dois clans que mais se afirmam em Portugal e desde sempre rivalizaram. 6s-gaming, aNy1 e aeminium também devem conseguir bons resultados fechando assim o top5.
FRAGlíder: Qual é a tua opinião sobre o 1º torneio de DoD em LAN realizado em Portugal, na ShotLine?
EC|MadBiker: Penso que foi um bom evento apesar de 2 dos 8 clans inscritos terem cancelado a sua participação em cima da hora. O local tinha óptimas condições e as equipas presentes realizaram bons jogos, tendo acima de todo havido bastante convívio e diversão.
MYOR|ghosteh: Sendo isso mesmo, o 1º torneio em LAN de DoD, não posso dar nota negativa ao mesmo, tudo correu dentro dos prazos, o espaço e ambiente eram bons o único senão foi mesmo a adesão que ainda sendo de poucos clans 1 ou 2 não apareceram dando defaults aos restantes que se encontravam na LAN à espera para jogar. Mas como já disse foi o 1º torneio em LAN e tendo isso em conta pode-se dizer que foi bom e proporcionou bons momentos a todos aqueles que o acompanharam tanto de ‘dentro’ como de ‘fora’.
FRAGlíder: Apesar de ter já eventos (ainda que em BYOC) na CPL, o que pensas que falta para o DoD se afirmar de vez nos e-sports?
EC|MadBiker: O DoD desde que foi disponibilizado em Steam teve um grande aumento de popularidade. Penso que bastará apenas o lançamento do novo DoD:Source para vermos o DoD mais reconhecido no mundo dos e-sports. Isto devido aos patrocinadores destes eventos serem normalmente as grandes empresas de hardware e os jogos mais “puxados” serem aqueles que melhor mostram as qualidades dos seus produtos. O CS vale-se da sua popularidade actualmente, mas o DoD terá de se mostrar pela sua qualidade no novo motor Source.
MYOR|ghosteh: Cada vez vejo mais torneios em LAN a nível europeu em grande e pequena escala. Ao chegar à CPL o ano passado, mesmo sendo em BYOC, o DoD afirmou-se como o grande jogo que é e a partir daí surgiram muitos jogadores novos, e é isso mesmo que o DoD precisa, mais jogadores para haverem mais clans e o nível de competitividade subir a níveis mais altos até que se torna inevitável às organizações dos grandes eventos de e-sports (WCG, ESWC, etc) incluírem o DoD como jogo oficial nas competições. Por isso o que o DoD precisa neste momento é uma boa adesão no próximo evento da CPL para dar boa imagem e começar a ser sugerido para outras competições.
FRAGlíder: Qual seria na tua opinião, a dream team Portuguesa de DoD?
EC|MadBiker: Esta é uma pergunta difícil e provavelmente algumas pessoas podem (e devem) discordar da minha opinião. No entanto, e correndo do risco de parecer estar a sobrevalorizar os EC’s penso que o “6” ideal no actual panorama português seria:
Coincident (EC), zE` (EC), Wood (aem), Souly (EC), RippeR (EC), ghosteh (myor). É claro que deixo de fora excelentes jogadores.
MYOR|ghosteh: dreamteam… É difícil dizer mas certamente que uma equipa constituída por, por exemplo:
RippeR (EC), Coincident (EC), ghosteh (myor), shaKe (myor), d1az (myor), e dEaD (myor),
iria longe a nível internacional certamente.
FRAGlíder: DoD:Source, que futuro?
EC|MadBiker: Penso que o Source no início será olhado com algum cepticismo por parte da comunidade que está enraizada no DoD 1.3 tal como tem acontecido no CS. Mas a curto prazo com o adoptar do Source para as principais competições passará como é óbvio a ser jogado por todos. Os Easy-Company pretendem passar para DoD: Source assim que possível para desde logo tentarmos obter bons resultados nas principais competições.
MYOR|ghosteh: Sinceramente não posso ser objectivo como gostaria relativamente a esse assunto dado que não tenho acompanhado o desenvolvimento do DoD:Source mas não me agrada muito devido um factor muito simples chamado jogabilidade. Ao implementar novas opções, funções e/ou características (que supostamente tornam o jogo mais realista) perde-se aquele ritmo de jogo a uma pessoa está habituada e, falo por mim, isso tira o interesse do jogo em si e torna-o ideal para um jogo offline.
FRAGlíder: Antes de dar por encerrada esta análise, alguma mensagem final?
EC|MadBiker: Quero agradecer a todos os jogares que já passaram pelos Easy-Company e que ajudaram a equipa a crescer nestes anos de actividade. Agradeço também aos nossos patrocinadores, a OniNet – Game Server Provider pelo servidor que usamos actualmente e que tanto tem sido útil para a evolução e também ao nosso recente parceiro, a NetWorld CyberCafé. E como não poderia deixar de ser quero agradecer ao FRAGlíder por ter sido o motor de evolução da comunidade portuguesa de DoD, tendo apostado neste jogo desde o início e tornando-o actualmente o 2º jogo com mais destaque dentro do portal.
MYOR|ghosteh: Gostaria de agradecer ao FRAGlíder e especialmente a ti por esta oportunidade e agradecer a quem sempre nos apoiou seja atrás de que nome for. E aconselho todos aqueles que não experimentarem DoD a fazê-lo :] Obrigado, abraços.