Escrevi esta pequena análise das equipas formadas em 2004 para podermos tentar prever 2005.
Começo por as equipas com maior nome e depois com menções honrosas.
5Giants: Formada por ex membros dos zG e exotic, grande parte da “comunidade” não acreditava que iria dar resultado (eu incluído), surpreenderam-nos nas qualifiers para a CPL Winter 2004 no Reino Unido onde tiveram uma prestação agradável que nos deixaram cheios de alegria, mas talvez com uma sensação de querermos mais.
Tenho que dar os parabéns ao JuDiCe por ter conseguido estabelecer ordem numa que poderá a vir ser uma powerhouse europeia em 2005.
Cotação: +
False-Fiction: Após os seus membros terem saído dos gmeX; pred, mucha e companhia formaram os False-Fiction, equipa que muitos esperam vir a liderar o top português de cs, mas que na minha opinião falta alguém para apoiar esta equipa.
Cotação: +
Excello: A equipa portuguesa que eu admiro pelo seu trabalho e que incrivelmente mais ninguém parece captar o trabalho dos Excello a dar nome a Portugal na scene mundial.
Pheer, espião e muitos outros fazem um trabalho de admirar e de seguir com várias equipas que mostram o seu valor torneio após torneio. Parabéns Excello, para mim a surpresa de 2004 🙂 e espero que mostrem as surpresas que sei que têm para toda a gente em 2005.
Cotação: +
OverRun: Após a “queda” dos Gurcas, agassi, heeven e amigos criaram os OverRun, equipa que admiro pela sua estabilidade a nível nacional, admito que tirando a equipa de cs, não conheço muito mais dos OverRun, mas penso que 2005 poderá ser um bom ano para eles.
Cotação: +
GmeX: Puxando a brasa para a minha sardinha, admito um certo fiasco a nível de cs nacional com os gmeX, mas estou mais que orgulhoso com as outras equipas, nomeadamente a nossa estrelinha, o jogador de Painkiller: CLains, conseguiu um 10º lugar na CPL Winter 2004 que nos deixou a todos a pular de alegria, em compensação os Team Drake que caso passassem as qualifiers para a CPL Winter 2004 no Reino Unido, ficariam a ser gmeX com todo o apoio que as outras equipas recebem, falharam e não estão na nossa família, apesar de esperar que em 2005 consigam maior disciplina de treino. Várias surpresas têm os gmeX para 2005.
Cotação: +/-
Symbol: Uma equipa que conheço muito bem, todos os dias estou com eles e é agradável ver que alguém gosta de levar isto a sério, dá gosto ver os symbol a treinar com grande dedicação, já têm mostrado que são uma equipa para observar em 2005 pois torneio após torneio melhoram o seu teamplay, aumentam o seu skill e têm vindo a espantar muita gente.
Cotação: +
Exotic, Xeno, eN-Kor, WoG, sHc, KKnD e gHk ficam com as menções honrosas por serem equipas com mais de um ano de existência.
Exotic: Com mudanças drásticas no roster, os exotic ainda não se mostraram como toda a gente os espera, aquela equipa forte que dominava os adversários só com o nome, agora desceram um bocado o nível a que estávamos habituados, mas acredito que em 2005, os meninos exóticos de Portugal vão voltar á carga com toda a potência.
Cotação: +/-
Xeno: Depois de uma série de torneios a dar que falar, os Xeno não andam muito falados nos torneios de inverno, ficam os bons jogos de 2004 e foi uma das equipas + de 2004.
Cotação: +
eN-Kor: Uma equipa que se notabilizou pela sua estabilidade torneio após torneio, não há muito a dizer sobre esta equipa a não ser que cada vez fica melhor e é um prazer ter equipas assim em Portugal.
Cotação: +
WoG: Esta equipa de veteranos que acompanho desde que jogo CS, são sempre uma alegria num torneio em que participem, são como o vinho do Porto, quanto mais velhos melhores ficam e 2005 poderá ser o ano que eles esperam.
Cotação: +
sHc: Outra equipa que conheço bem, tiveram em 2004 o ano que mais lhes deu fama, com grandes jogos nas qualifiers para a ESWC, demonstraram um teamplay e skill muito bom para uma equipa com treinos não muito regulares devido á universidade. Em 2005 vamos ter outras qualifiers para a ESWC, será que os sHc vão estar no nível de 2004? Eu não acredito, acho que vão estar muito melhores.
Cotação: +
KKnD: Sim, esta é a equipa do rEdcAp, aquele que deu aqueles tiros marados de AW nas qualifiers para a ESWC, os KKnD habituaram-nos a jogos com grande qualidade, mudaram o roster para 2005 e vamos ver o que poderão fazer, pelo ano de 2004 levam +
Cotação: +
gHk: Para mim a desilusão de 2004, após uma série de torneios em que começaram a dar que falar que poderia vir a ser “a equipa” que iria mudar os tops nacionais, na Unreal caiu sobre os pés dos Symbol, num jogo que marcou uma descida em flecha da categoria a que nos tinham habituado. Anunciaram mudanças para 2005, espero que consigam voltar ao avontade em LAN que tinham antes e que 2005 seja um ano prospero para os gHk.
Cotação: –
Lembro que este artigo espelha a minha opinião pessoal sobre as várias equipas portuguesas.
Um artigo de opinião (IMO) de: Alexandre “SeXy” Fernandes