A segunda ronda de torneios RMR está quase ai, e ainda há hipóteses para as equipas portugueses tentarem a sua sorte na caminhada até ao Major que está previsto decorrer na Suécia.
Nenhuma equipa portuguesa conseguiu alcançar o evento principal do Flashpoint 3, e sendo assim todas as formações lusas continuam com 0 pontos de qualificação, mas ainda existe possibilidade para as mesmas conseguirem garantir um lugar no campeonato do mundo de CS:GO.
Estão previstos mais dois torneios de qualificação para o PGL Major, mas olhando para os torneios que decorreram no último ano, conforme o circuito vai avançando os torneios oferecem mais pontos. Isto dá hipótese de uma equipa que falhou o Flashpoint 3 de ainda conseguir o apuramento, mas precisa de marcar presença nos próximos torneios.

SAW estão na 35ª posição do ranking.
Olhando ao circuito RMR do ano passado, FaZe e North foram os últimos classificados para o New Contenders Stage com 2614 e 2861.2 pontos, respectivamente, marcando presença nos três torneios e com classificações entre o top 8 e 10.
Em 2021 as equipas nos lugares que dão acesso ao estatuto de Contenders são os Sprout e Complexity. Os alemães encontram-se com 600 pontos enquanto que a organização americana está com 700. Na eventualidade de estas duas equipas, assim como as equipas abaixo, não conseguirem somar pontos no segundo evento RMR, uma equipa portuguesa apenas necessitava de um top 12 no próximo torneio para se colocar na luta.
Caso se consiga colocar uma formação lusa na disputa depois será importante manter todos os pontos possíveis, o que implica não trocar de jogadores. Cada troca prevê uma dedução de 20% dos pontos e pode fazer a diferença entre estar dentro ou fora do Major.

Última vez que fox esteve num Major foi em 2017. (Foto: ELEAGUE)
Mas e o que joga contra as equipas portuguesas? Atualmente nenhuma está dentro do top 30 do ranking do HLTV, logo torna-se difícil para que um convite chegue. Por exemplo, os convites para o qualificador fechado do Flashpoint 3 foram revelados a 23 de abril. A equipa com o ranking mais baixo eram os Sprout, colocados na 29ª posição, enquanto que os SAW finalizavam o top 30.
No caso de não se conseguir um convite a história complica-se. As equipas terão iniciar o seu percurso nos qualificadores abertos, que são naturalmente difíceis. Em primeiro lugar as datas dos mesmos podem sobrepor-se a outros compromissos, e depois as equipas têm de passar por uma série de jogos à melhor de 1 mapa, onde se têm de apresentar sempre no seu melhor nível.
Apesar de difícil, ainda é possível ter uma equipa portuguesa no próximo Major de CS:GO, mas a margem é cada vez menor.
Podes consultar a classificação do circuito RMR de 2021 aqui.