A Esports Integrity Commission (ESIC) anunciou durante esta manhã nas suas redes sociais que assegurou os serviços de Michal Slowinski e Steve Dudenhoeffer para iniciar uma mega investigação relativa aos exploits de treinadores.

A dupla esteve recentemente em destaque por levar a cabo a investigação da ESL que expôs infratores como Aleksandr "MechanoGun" Bogatiryev, Nicolai "⁠HUNDEN⁠" Petersen e Ricardo "⁠dead⁠" Sinigaglia, treinadores que foram punidos severamente por fazer uso do "viewer bug" em competições deste ano.

Agora e com o intuito de salvaguardar a integridade competitiva, a ESIC vai mais longe e irá analisar demos que remontam a 2016 numa investigação que estimam demorar cerca de 8 meses para ser dada efectivamente como concluída.

Ao todo, serão analisadas cerca de 25000 demos (5 TB) entre 2016 e 2020 fornecidas diretamente pela HLTV para encontrar potenciais infratores. a ESIC terá um período de confissão a decorrer até às 22:00 do dia 13 de Setembro, podendo todos os culpados admitir culpa através do endereço [email protected].