O ESL One Rio vai contar com um sistema de seeding que será definido pelos jogadores participantes, ao semelhante do que aconteceu no IEM Major Katowice 2019. A revelação foi feita por Michal "Carmac" Blicharz no episódio de segunda feira do "HLTV Confirmed", para o qual o VP de Gaming Profissional da ESL foi convidado a participar.
O sistema será semelhante ao usado no Major que decorreu na cidade polaca, onde os jogadores irão classificar as equipas adversárias de 1-15, e depois as classificações serão usadas para distribuir as equipas na 1ª ronda. Neste sistema, o seeding de cada equipa será ajustado após cada ronda, conforme o adversário que enfrentaram na ronda anterior e o resultado obtido.

Uma mudança aplicada neste Major será que equipas com recordes superiores na fase New Challengers não pode obter um seeding inferior a equipa com recordes inferiores nesta mesma fase, ou seja, equipas que obtenham um resultado 3-0 na fase New Challengers não podem ter um seeding inferior a uma equipa que se qualifique para a fase seguinte por 3-1.