O formato de qualificação para a ESL Pro League inicia 2020 com alterações. Ao contrário do que acontecia anteriormente, os vencedores da Mountain Dew League nas regiões norte-americana e europeia não contarão com um acesso direto à liga profissional.

As duas vagas serão colmatadas pelos finalistas da ESEA MDL Global Challenge, torneio que também é alvo de mudanças. À semelhança da 11ª temporada da ESL Pro League, a data de arranque do evento não é ainda pública, no entanto, a presença de uma equipa asiática é já um dado garantido.

Com 8 equipas presentes, os 3 representantes europeus juntamente com o vencedor da MDL australiana irão manter-se na competição. A novidade passa por reduzir de 4 para 3 o número de participantes norte-americanos, recompensando o vencedor do escalão Open da Ásia-Pacífico com um lugar na Global Challenge.

Ainda relativo ao ESEA MDL Global Challenge, os derradeiros jogos na fase de grupos serão disputados à melhor de três mapas, indo assim de encontro ao pedido em constante evolução da comunidade.