A ESL anunciou ao início da noite que haverá um novo  processo especial de qualificação para a 12ª temporada da ESL Pro League. 

As equipas que perderam a vaga na EPL ou a hipótese de ganhar uma na fase de relegação, terão agora duas oportunidades para se qualificarem para ESL Pro League S12, uma delas através do MDL Global Challenge, onde estarão três vagas em jogo.

A ESL revelou o sistema de qualificação para a 12ª temporada (foto por HLTV.org)

As equipas que perderam a vaga foram também convidadas a competir nos qualificadores regionais, que irão decorrer entre 21 e 22 de Abril. Nos últimos tempos a ESL tem sido muito criticada por ter anunciado a diminuição das equipas em prova tão em cima da hora. 

As equipas que estão convidadas para os qualificadores regionais são as seguintes:

Europa América do Norte Ásia Oceânia América do Sul
         
 BIG  ex-Singularity  ViCi  Chiefs  DETONA 
 Sprout  eUnited  Invictus  ORDER  Isurus
 ARCY  Swole Patrol  Lucid Dream  AVANT  
 HellRaisers  Envy   Alpha Red  Paradox  
 Singularity  Infinity  MVP PK  Ground Zero  
 Havu  Riot Squad   BOOT  really weird  
 Spirit  Triumph  BTRG  catman  

Mais detalhes sobre o processo de qualificação para a ESL Pro League Season 12, serão anunciados como parte de uma grande mudança que irá ocorrer nas próximas duas semanas.