Após a publicação do preview de dois dos três torneios que farão parte da final nacional da ESWC 2007 Portugal, chegou a hora de entrar dentro de campo e ver a bola correr. Pro Evolution Soccer 6 é o terceiro e último preview lançado pelo Fraglider™, isto a apenas 24 horas de se iniciar um dos eventos mais aguardados deste ano.

Este artigo vem da opinião e experiência de Tito “bLiNd” Azevedo, um conhecido jogador de todos nós e também um activo participante na comunidade de ProEvoSoccer em Portugal.

Mais uma vez salientamos o carácter opinativo deste artigo. É perfeitamente normal que discordem em certos pontos, sejam coerentes e racionais nos vossos comentários, pretende-se uma discussão limpa e educada.

O Fraglider™ não irá permitir a falta de respeito que se tem tornado habitual em tópicos de maior discussão.

O texto abaixo compõe um artigo de opinião, e como tal todos os pontos de vistas e opiniões são do autor. O Fraglider™ e todos os seus parceiros são totalmente imparciais.


Está cada vez mais próxima a Final Nacional da ESWC 2007 Portugal – Campeonato do Mundo de Desportos Electrónicos que irá decorrer nos dias 1, 2 e 3 de Junho no espaço comercial FerraraPlaza em Paços de Ferreira.

Após uma série de qualificadores de Pro Evolution Soccer 6 espalhados por todo o país já existe uma lista de apurados para a Final Nacional, embora esta ainda não seja final já que, como foi noticiado há alguns dias, vão existir mais 2 Qualificadores extra no dia 1 de Junho no local onde a Final se vai realizar.

O que se segue é a minha opinião em forma de análise aos favoritos, possíveis surpresas e grandes ausências relativamente a esta edição da Final Nacional de Pro Evolution Soccer 6.


Favoritos

» Jorge “bubaloo” Almeida
Considerado por muitos o melhor jogador português, vem alcançando vitória atrás de vitória desde o Pro Evolution Soccer 4 e é um dos mais sérios candidatos a um lugar em França na edição da ESWC deste ano.

» Hugo “SaTurN” Pereira

Sendo o vencedor da Final Nacional do ano passado e, a par de bubaloo, tendo conseguido o feito inédito de se qualificar para a 2ª Fase da competição em França, é sem dúvida um dos jogadores a ter em conta na Final deste ano.


Possíveis surpresas

» Pedro “DarkAngel” Almeida

Um jogador que conquista torneios offline atrás de torneios offline. A sua experiência neles será certamente muito importante e quererá demonstrar que está num bom estado de forma.

» Miguel “Fuckero” Gonçalves

Um jogador que evoluiu muito desde que começou a jogar PES6 na equipa dos exotic, mantendo o seu nível de jogo depois de ir para os eXnet, pode ser uma das surpresas desta Final.

» Fábio “MoDJo” Ribeiro

Tendo ficado em 3º lugar no Campeonato da Europa, embora com um formato totalmente diferente do da ESWC, possui a experiência de jogar com alguns jogadores de grande nível, o que o poderá favorecer nalgumas ocasiões. Ao mesmo tempo tem vencido alguns torneios offline o que demonstra que se encontrará num bom momento.


Grandes ausências

» Tiago “Friks” Caldevilla

Acabou por não participar em nenhum qualificador embora se encontre num excelente estado de forma, como demonstrou o último torneio offline em que participou. Será certamente um dos jogadores a esperar no Qualificador Extra do dia 1 de Junho.

» João “zEMO” Gomes

Um jogador que tem estado no PES6 a um nível altíssimo e cuja não participação em qualquer qualificador também trouxe alguma surpresa. Sendo do Sul não será muito provável que participe no Qualificador Extra. Seria certamente uma mais-valia para esta Final Nacional.

» Hugo “Hust” Pinho

Já tendo participado em edições anteriores, sendo até um dos representantes de Portugal em França, não deixa de ser uma surpresa a sua não-qualificação para esta Final.


Entrevistas

Fui à conversa com os dois participantes na final de Paris do ano anterior, Hugo “SaTurN” Pereira e Jorge “bubaloo” Almeida.

» SaTuRn

Olá Hugo. És considerado um dos principais candidatos a apurar-se para a fase final da ESWC em Paris já que ainda o ano passado lá estiveste. Achas que esse favoritismo te vai colocar pressão na final nacional? Quem são para ti os principais candidatos e as possíveis surpresas?

Não. A pressão vai estar do lado das pessoas que nunca foram a Paris, eu como já la estive não vou sentir qualquer tipo de pressão, acho que a pressão nunca influencia o momento de forma em que estou. Para mim o principal candidato é o bubaloo como já referi varias vezes.

Como tem sido para ti a preparação deste evento? Tens dispendido muito tempo em treinos e em praticar novos movimentos ou preferes outro tipo de preparação? E em termos de torneios offline, como têm sido os últimos para ti?

A minha preparação para a ESWC tem sido melhor que a do ano passado, visto neste momento existirem mais torneios do que existiam em PES5 o ano passado. Os ultimos torneios offline têm corrido de acordo com o meu treino, que neste momento não é o desejado mas mesmo assim consegui na maior parte deles ficar nos primeiros lugares.

Dado que tens a experiência de estar num evento desta envergadura, achas que os portugueses têm motivos para acreditar que este ano os resultados vão ser positivos, ainda melhores do que em anos anteriores?

Sim Portugal é já uma das maiores potências do PES e isso nota-se nos resultados que os jogadores portugueses têm obtido quer online quer offline.

O que recomendas a um jogador novo que queira pegar no jogo e chegar ao nível onde tu e muitos outros já chegaram representando Portugal num evento lá fora?

Que treine bastante e que esteja presente nos grandes eventos, onde estão os melhores jogadores, que vai ser aí que começa a evoluir como jogador.

Como tem sido a tua carreira em termos de clan neste ano que passou?

Tem sido uma carreira bastante positiva para o meu clan, penso que somos o clan com mais torneios conquistados este ano e se não somos não é por isso que deixamos de ser os melhores.

Que planeias fazer no fim da ESWC?

Ver o meu adversário a chorar por ter perdido :D.

Após teres estado em Paris no último ano, parece-te possível repetires essa presença e voltares a estar lá nesta edição da ESWC?

Sinceramento acho muito difícil voltar a ir a Paris, mas sei que posso vir a ser um dos vencedores.

» bubaloo

Olá Jorge. És considerado um dos favoritos, senão o maior favorito à conquista de um lugar na final da ESWC em Paris. Concordas com esse favoritismo? Quais são para ti os principais candidatos à vitória na Final Nacional deste ano? E surpresas, quem achas que pode surpreender pela positiva este ano?

Boas. Compreendo que me considerem como um dos favoritos mas eu não me considero. Existem muitos factores que influenciam a prestação e o decorrer da prova, que não dependem só de nós, e com isso, o vencedor da prova terá que ter sorte sem necessitar de favoritismo.
Como sempre, não indico nomes sobre favoritos ou sobre outsiders mas normalmente são aqueles que já todos conhecem e mais um ou outro outsider/surpresa.

Tendo tu participado em imensos torneios offline nos últimos tempos e pela experiência que tens achas que o nível de jogo se altera muito desses torneios para a Final Nacional? Fazes algum tipo de treino especial para estares melhor preparado para este evento?

Sim. O nível de jogo certamente se altera para este tipo de eventos, tendo que haver uma maior gestão de jogo e mais concentração em todos os momentos.
Costumo chamar-lhe na brincadeira “Estágio de PES6”, que além do treino normal, faço também jogos e mini-torneios com amigos que não costumo jogar, para me adaptar a outros estilos de jogo e intensificar o treino nos dias antecedentes ao evento.

No ano passado pela primeira vez tivemos dois jogadores portugueses a passar à 2ª fase da competição. Porque é que achas que é tão difícil para um jogador português conseguir conquistar uma boa classificação lá fora? Achas que o nível dos jogadores portugueses é assim tão diferente do nível de outros países?

Não acho que seja difícil. O ano passado foi por pequenos detalhes que não se conseguiu melhor. Este ano, se o jogador qualificado tiver experiência, terá também condições para atingir uma boa classificação.

Na minha opinião, os melhores portugueses têm condições para se igualarem ou superarem aos melhores jogadores de outros países.

Estando tu habituado a estar no pódio dos torneios em que participas se não te qualificares para a edição deste ano da ESWC em França será uma desilusão para ti?

Claro que fico triste mas há mais vida e outras coisas com que me preocupar.

Quais são os teus projectos para depois da ESWC?

A nível de Pro Evolution nenhuns. Vou vendo o que acontece. Vivo o dia-a-dia.

Que conselhos deixas para a comunidade de Pro Evolution Soccer em Portugal?

Gostava que houvesse mais torneios, mais eventos, mais patrocínios, melhores prémios. Gostava também que houvesse mais gente a pegar na área de organização de eventos/torneios para uma evolução nesse sentido.