Para quem segue a scene de Enemy Territory e dos e-sports nacionais facilmente compreende a minha admiração quando me deparei como uma equipa de Enemy Territory pertencente a um multi-gaming nacional mas toda ela constituída por jogadores estrangeiros. Aqui fica uma pequena conversa que tive com o TrAiNeE , líder e um dos fundadores dos Revoltados eSports que fazem hoje 2 anos de existência.

FragLider|Thalakos: Olá, TrAiNeE, obrigado por teres disponibilizado algum do teu tempo para esta entrevista. Gostaria que antes de irmos falar dos Rev me falasses do teu percurso até à criação dos Revoltados eSports e que te apresentasses.

Rev|TrAiNeE: Bons dias. Eu chamo-me Nuno Nóbrega, moro na ilha da Madeira, tenho 21 anos e sou estudante universitário. Sou mais conhecido no mundo do gaming por TrAiNeE, e comecei por jogar StarCraft Brood War, com o nick SlasherZ, num clan que eu próprio criei, os [VrX], que não tiveram muito tempo de vida, devido à minha inexperiência na altura. Depois, fui evoluindo no jogo, passando por clans como os PsK, MoB], iS, até que criei os Revoltados , e aqui me mantenho à dois anos como líder.

FragLider|Thalakos: Os Revoltados eSports tiveram o seu início no Starcraft Brood War, jogo em que se mantiveram até à inauguração dos Revoltados eSports como multigaming. Sempre foi teu objectivo criar um multigaming? Como surgiu esta oportunidade?

Rev|TrAiNeE: Os Revoltados tornarem-se multigaming foram tanto o meu sonho, como uma sorte que me apareceu. Porque só foi possível, visto que eu andava à procura de bases, para poder sustentar um multigaming clan, ou seja, sustentar outra divisão, counter-strike era um jogo muito famoso na altura, e eu já andava à procura na comunidade de um líder que me levasse a cabo esta operação, e encontrei o jogador EXTREME` , que me ajudou nessa vertente, e hoje devo-lhe bastante por me ter ajudado. Mas ainda precisava de um servidor, e fui falar com um dos administradores da PlayOnTeam pessoalmente, que simplesmente adorou a minha ideia, organização e conceito de um clan, e que surpreendentemente no dia seguinte, premiaram-me com um servidor “elite” aqui na Madeira. Foi realmente o comeco de muito deste “pequeno” clan na altura.

FragLider|Thalakos:Com o crescimento do clã, aumento do número de divisões e jogadores, surgiu muito provavelmente a necessidade de um método capaz de gerir eficazmente a informação que te chegava a ti. Como conseguiste organizar um sistema capaz de lidar com os problemas que surgem diariamente?

Rev|TrAiNeE: Esse problema, foi algo que notei ao mesmo tempo, que iam me aparecendo
novas propostas de novas divisões (ou divisões que eu próprio ambicionava ter nos Revoltados ). O método que eu arranjei foi algo diferente dos que se vê, por aí em clans denominados “grandes”. Eu não preciso de marketings, ou vice-presidentes, porque isto não é uma empresa… Os Revoltados , sempre quiseram-se diferenciar, em criar um clan com um ambiente de sucesso, mas não através da pressão e do stress, que uma organização semelhante a de uma empresa grande pode trazer, porque na minha opinião, o jogo não deve ser levado como um trabalho, mas sim como um divertimento, um privilégio, algo que nos dá gozo em fazer, algo que tu depois de todos os teus compromissos da “vida real”, possas realmente vir com gosto e motivação, e não por obrigação!
O sistema que eu desenvolvi, tem por base, em ter uma equipa de administradores, escolhida por mim, baseado , que me ajuda em diversas situações, visto que o nosso clan é enorme tanto em quantidade como em qualidade, e precisando assim de muita mais ajuda. Além dessa team de administradores que me apoiam e ajudam, e aconselham, também existe os líderes de cada equipa/divisão, em que são escolhidos por mim, baseados em várias qualidades, que eu acho extremamente importantes, tais como, sociabilidade, motivação, e aquela “quimica” que eu acho necessário haver entre mim e o jogador em questão, porque na minha opinião essa relação, se existir, quer dizer, que é parecido comigo, e sendo assim tem os mesmos valores que eu, e conseguirá transmiti-los para os jogadores/recrutas da mesma maneira que eu faria (ou melhor).
No fim disto tudo, so falta dizer, que ambos os administradores (que obviamente têmum bocado de mais autoridade que os líderes), e os líderes, são autónomos, em que eu não interfiro nas suas decisões, a não ser que seja estritamente e absolutamente necessário, porque é preciso haver sempre uma cumplicidade entre os líderes de uma team, e posteriormente uma ainda maior cumplicidade entre os membros e os líderes, de maneira a haver sempre aquele ambiente de “família”. Após toda a informação passar por todo este sistema, com os vários líderes a tomarem iniciativa, por mim, a informação que chega a mim (a nível de tomar decisões) é muito filtrada, e torna-se assim um sistema
muito autónomo e fiável.

FragLider|Thalakos: Apesar de ainda em construção, nota-se uma autonomia das várias divisões na organização do vosso site. Que género de dinâmica pedes às várias equipas dos Revoltados ?

Rev|TrAiNeE: À várias divisões , com os seus respectivos sub-sites, apenas peço, que
os mantenham activos, e que respeitem a comunidade que daí vai aparecer no respectivo sub-site. Estes sub-sites, foram criados com esse mesmo intuito, de tentar trazer as comunidades em redor das várias divisões e dos Revoltados tambem. Não por minha ideia, mas por ideia dos líderes e administradores em questão ( que passo ja a dizer que foi uma ideia excelente).

FragLider|Thalakos: Num total de 14 divisões qual é a que mais conquistas tem traziado Revoltados ?

Rev|TrAiNeE: Tenho várias divisões, das quais orgulho-me muito de tê-las connosco. Falo da divisao de Guild Wars, Enemy Territory, StarCraft Brood War, TrackMania, Fifa 2006, FootBall 2006, WarCraft 3, Counter-Strike 1.6. Basicamente todas elas tem sucesso no seu panorama, e as que têm menos estão de momento, a treinar para que todo o seu enorme potencial se torne realidade. Não gosto de discriminar, porque realmente todas tem o seu sucesso.

FragLider|Thalakos: Numa comunidade nacional de cerca de 200 membros activos (participantes de competição) porquê escolher uma equipa de Enemy Territory inteiramente estrangeira?

Rev|TrAiNeE: Na verdade, foram eles que nos escolheram a nós. Foi 1 oportunidade única que eu tive que aproveitar. Os líderes, são muito bem educados (Reino Unido e Bélgica), tem uma skill enorme, a sua organização compara-se e está ao nosso nível (do clan em geral). E foi 1 aposta
ganha, visto que eles participaram em três torneios internacionais, e nos três torneios trouxeram-nos sempre grandes resultados, todos no top 3, dois segundos lugares, e um terceiro lugar. Para ser sincero, espero, de facto, “mundos e fundos” desta team, mal lhes consiga dar todas as condições possíveis e imaginárias para poderem jogar à vontade.

FragLider|Thalakos: Foste tendo algum contacto com o ET e respectiva scene. Qual a tua opinião do panorama competitivo de Enemy Territory?

Rev|TrAiNeE: Eu não jogo Enemy Territory, mas segundo o que me tenho apercebido da
comunidade, talvez esteja numa fase de declínio. Muitos dos grandes clans de topo desfizeram-se, mas no entanto, muitos clans novos estão a surgir. Posso dizer que poderá estar numa fase de equilibrio, parado, e continuará activa e competitiva até à saída do RTCW2.

FragLider|Thalakos: Depois de um 2º lugar na ET-Cup e de um 3º na ET.Gather.Cup achas que a equipa tem qualidade para conquistar medalhas em competições mais exigentes como as da ClanBase ou mesmo da Warleagues e ESL?

Rev|TrAiNeE: Eu acho que a equipa tem imensa qualidade para conseguir excelentes
lugares em todas as competiçõs mais exigentes. Como ja referi, os lideres são extremamente organizados e skilleds.. isso é um chamariz para jogadores dedicados, cheios de skill e vontade para participar numa team activa nas mais variadas competições! Já foi demonstrado por várias vezes que mesmo sem todas as condições esta equipa tem a vontade e a skill necessária para serem os melhores
dos melhores.

FragLider|Thalakos: Qual o futuro dos Revoltados eSports e os principais objectivos que desejam alcançar?

Rev|TrAiNeE: O futuro nunca pode ser dito, apenas poderá ser previsto. É nesta base,
que corro os meus sonhos neste clan. Não posso dizer onde estaremos daqui a 10 anos, ou o que fizemos daki a 2 meses… Mas uma coisa, é certa, iremos tentar no máximo de sermos o melhor no que jogamos, ou no papel que cada um desempenha dentro do clan, sempre sem esquecer que isto é um
jogo, e que tudo é possível quando conciliamos as coisas! Mas as coisas mudam, e por vezes, certas decisões são necessárias, quando as situações nos são impostas. Já por várias vezes, tive que ir contra algumas da minhas ideias, e desistir d alguns sonhos, mas a vida é mesmo feita disto: decisões. Até lá, veremos e esperaremos.

FragLider|Thalakos: Resta-me desejar a continuação do que parece ser um excelente trabalho deste multi-gaming e que o marco de 2 anos seja insignificante na vossa história. Boa sorte Revoltados !

Revoltados Website
#rev.esports @ Qnet