Foi lançada recentemente uma das modificações mais esperadas deste ano, Enemy Territory Fortress. Eram muitas as comunidades que aguardavam impacientemente pelo seu lançamento, entre elas destacamos a comunidade de Quakeworld TeamFortress. Os pioneiros desta modificação e talvez os mais exigentes na vertente jogabilidade. Temos também as comunidades de TeamFortress Classic (TFC) e Quake3Fortress (Q3F) sendo que para esta ultima a novidade não foi muita pois o ETF foi desenvolvido a partir do Q3F.
Agora passando ao jogo, e para quem não conhece, este centraliza-se em 2 bases, cada uma delas com 1 bandeira. O objectivo principal passa por roubar a bandeira adversária e traze-la até a nossa base sem deixar que a nossa seja roubada. Ora, isto parece simples mas para jogar um pouco mais a sério é preciso definir tácticas de defesa e de ataque. Para colmatar essas tácticas temos 10 classes à escolha, que são:
– Recon, a classe mais rápida mas em que o poder de destruição é menor. Tem um efeito mais irritante sobre os adversários e é usado sobretudo para ir roubar a bandeira adversária.
– Sniper, camper por natureza é, nas mãos certas, a classe mais temida de todas. É normalmente a classe que mais frags faz, 1 tiro 1 morte!
– Soldier, o apoio para qualquer movimento ofensivo ou defensivo, é talvez a classe mais escolhida pela maioria dos jogadores contanto com um excelente poder de destruição aliado a uma velocidade razoável.
– Grenadier, aqui temos a classe mais destrutiva de todas, é raro não fazer estragos. Equipado com um punhado de granadas e bombas de controlo remoto é sem duvida uma mais valia na defesa da bandeira.
– Paramedic, é aquela classe que parece inútil mas enganem-se pois nenhuma estratégia é bem sucedida sem o uso desta classe, relativamente rápido e com poder de curar os elementos da mesma equipa ou infectar os
adversários.
– Minigunner, possui o armamento mais pesado de todas as classes, tornando-o um pouco lento, bom na parte defensiva.
– Flametrooper, o verdadeiro incendiário do jogo, com basicamente todas as suas armas feitas com o propósito de incendiar o adversário, e mesmo aqueles que conseguem escapar ao seu ataque acabam por morrer com queimaduras de 3º grau.
– Agent, o espião ou agente infiltrado consegue penetrar até mesmo nas
estratégias mais defensivas devido à sua capacidade de disfarce e até mesmo de invisibilidade. Ideal para ir roubar a bandeira adversária ou esfaquear alguns adversários.
– Engineer, esta é sem dúvida a classe oficial da defesa e do suporte não só pelo seu armamento mas pela capacidade de criar Auto-Sentrys muito importantes na protecção das bases.
– Civilian, sem armamento praticamente nenhum, conta apenas com o machado, esta classe é especialmente indicada para o roubo da bandeira adversaria à semelhança da classe Recon tem uma velocidade alucinante.
Alguns dos mapas são uma reconversão bastante fiel dos originais criados para Quakeworld TeamFortress. Mapas como o Well ou Forts bem conhecidos pela oldschool.
Tendo em conta o histórico bastante competitivo desta modificação o FRAGlíder mais uma vez coloca à disposição um servidor com o seguinte ip, e na expectativa de ser mais um sucesso no mundo dos FPS.
– 195.245.182.20:27045
Para os interessados em experimentar esta excelente modificação aqui ficam os links para fazerem o(s) download(s) necessário(s):
Apenas um aspecto de alguma importância, para quem já tem o ET instalado e a actualização feita basta fazerem o download do ETF e instalar.