O CS:GO regressou esta terça-feira à cidade polaca de Katowice, com o arranque do play-in da IEM Katowice 2022. No fim do primeiro dia de prova, há já quatro equipas com um lugar garantido na fase de grupos: FaZe, OG, Astralis e Copenhagen Flames.
Na ronda de abertura, jogada em formato BO1, a FaZe derrotou a Sprout por 16-12 em Overpass, à boleia de uma grande performance de Havard "rain" Nygaard (28 kills). Também em Overpass, a Copenhagen Flames realizou uma grande partida e atirou a fnatic para a lower bracket com um 16-7.
No regresso à LAN, a Astralis mostrou outra cara bem diferente daquela que se tem visto online e arrancou com um triunfo por 16-11 sobre a MIBR, em Nuke. A OG foi obrigada a mais trabalho, mas bateu a Renegades por 19-16, em Mirage, e também seguiu na upper bracket.
.@OGcsgo keep it clean in OT to close out Mirage 19-16 over @Renegades and to stay undefeated so far in 2022 👊#IEM pic.twitter.com/hi3rnGGYPs
— ESL Counter-Strike (@ESLCS) February 15, 2022
Nesta ronda de abertura houve ainda espaço para as vitórias de NIP (16-12 vs. Wisla Krakow), MOUZ (16-8 vs. GODSENT), ENCE (16-9 vs. Entropiq) e BIG (16-13 vs. Movistar Riders). A equipa espanhola, chamada à última hora para substituir a Complexity, deu boa conta de si na estreia e discutiu o encontro em Nuke até ao último instante, mas acabou derrotada por uma equipa alemã que teve em Johannes "tabseN" Wodarz a grande figura.
As formações vencedoras na primeira ronda encontraram-se de seguida em séries BO3, cada uma delas com um bilhete para a fase de grupos em jogo. A Copenhagen Flames voltou a mostrar argumentos e desmantelou a NIP em apenas dois mapas, primeiro com um 16-3 em Nuke e depois com um 16-12 em Mirage. A OG também se mostrou convincente e garantiu o apuramento com um 2-0 frente à ENCE, assente em triunfos por 16-10, em Mirage, e 16-9, em Ancient.
As outras duas séries acabaram por ser bem mais equilibradas. A MOUZ ainda roubou o primeiro mapa à FaZe, ao vencer Nuke por 16-7, mas a equipa de Finn "karrigan" Andersen operou a cambalhota no marcador com vitórias em Inferno (16-10) e Mirage (16-14). A Astralis, por sua vez, começou por vencer a BIG em Ancient (16-9) e sofreu depois o empate em Dust2, que os alemães venceram por uns claros 16-5. No decider, os dinamarqueses arrecadaram o Overpass por 16-13.
.@AstralisCS close out the series 2-1 against @BIGCLANgg and lock themselves in with a #IEM Katowice 2022 group stage spot! pic.twitter.com/8kx2sjcGIf
— ESL Counter-Strike (@ESLCS) February 15, 2022
Também a lower bracket já arrancou esta terça-feira. Depois do desaire na estreia, a fnatic fintou a eliminação com um 2-0 frente à Wisla Krakow. Com Freddy "KRIMZ" Johansson em destaque, a equipa europeia venceu Nuke por 16-4 e fechou a série com um 16-12 em Inferno.
Na derradeira série do dia, a GODSENT também evitou o afastamento e obrigou a Sprout a fazer as malas. A equipa de Epitácio "TACO" de Melo começou por vencer Vertigo, a escolha da Sprout, por 16-12. Em Inferno, escolha do conjunto brasileiro, a GODSENT voltou a ser mais forte e fechou a série com o resultado de 16-9.
Ainda com quatro lugares em jogo para a fase de grupos da IEM Katowice, a lower bracket do play-in continua esta quarta-feira. Renegades e Entropiq defrontam-se em encontro ainda da primeira ronda, assim como Movistar Riders e MIBR. Na segunda ronda há já agendado um escaldante encontro entre BIG e fnatic, ao passo que ENCE, MOUZ e NIP aguardam por opositores.