A Palisade Systems vai lançar esta semana a última versão da sua aplicação de gestão de rede, a PacketHound 3.0, que poderá integrar como opção o Audible Magic RepliCheckT, um software que consegue detectar e impedir a partilha de material protegido por copyright em redes peer-to-peer (P2P) e outras aplicações, incluindo instant messaging e correio electrónico.
A tecnologia de filtragem, desenvolvida pela Audible Magic e apoiada pela RIAA, tem vindo a alimentar o debate sobre a futura viabilidade das redes peer-to-peer nos Estados Unidos, que entretanto poderá aumentar se a mesma começar a ser adoptada.
Nos primeiros meses deste ano, os executivos da RIAA promoveram o software junto das agências governamentais, como uma solução ideal para impedir a violação de copyrights em redes de partilha de ficheiros, como a Kazaa ou a Morpheus, refere a C|Net. Por sua vez, as empresas por detrás das redes peer-to-peer – muitas das quais defendem que a filtragem das suas redes é impossível -, mostraram-se cépticas, salientando que nem a RIAA nem a Audible Magic se tinham disponibilizado para demonstrar as ferramentas de filtragem “em acção”.
Este programa é muito útil para uso em universidades e empresas, pois quando integrada numa rede universitária, por exemplo, poderá analisar as mensagens de correio electrónico ou instant messaging dos estudantes, assim como transferências peer-to-peer, em busca de “indícios” que possam ser comparados com a informação da base de dados da Audible Magic. Se a informação coincidir, a tecnologia irá impedir a transferência do ficheiro.