O Global Challenge inserido na temporada 33 da ESEA MDL foi cancelado devido à pandemia do COVID-19, etapa diretamente ligada à qualificação para a ESL Pro League.
Assim sendo, o que falta jogar dos playoffs da ESEA MDL nas regiões da Europa e da Amércia do Norte será disputado logo após a pausa competitiva de verão dos jogadores. Em jogo, está uma vaga na 12ª temporada da ESL Pro League para cada vencedor da sua respetiva região.
Na Europa, Sprout, Ago e Galaxy Racer estão em competição para lutar pelo lugar na ESL Pro League, enquanto que na América do Norte são as equipas dos Triumph, Bad News Bears e TeamOne que ainda estão em prova.

A equipa dos Bad News Bears separou-se em Maio, com os jogadores a seguirem caminhos distintos. Jonathan "Jonji" Carey está a caminho dos Chaos, enquanto que Mitch "mitch" Semago, Austin "crashies" Roberts, e Michael "dapr" Gulino a trocarem para o Valorant, pelo que será muito difícil a equipa competir nestes playoffs.
Os playoffs da ESEA MDL irão ser disputados entre os dias 7 e 9 de Agosto, com a distribuição do prizepool nas duas regiões a ser a seguinte:
- $12,500 + Vaga na ESL Pro League Season 12
- $10,000
- $5,000
A decisão de cancelar o Global Challenge tem sobretudo impacto nas regiões da Ásia e da Oceânia, com as equipas que se qualificaram para este torneio, Lucid Dream e ORDER a receberem uma compensação financeira de $10,000. Para além disso, a equipa tailandesa terá também vantagem no processo de qualificação para o próximo Global Challenge.