O governo Alemão deu recentemente os primeiros passos para a promulgação de uma nova lei que irá permitir oferecer visas especiais a jogadores profissionais de Esports que estejam baseados no país alemão, melhorando as condições de entrada de talentos estrangeiros.

Esta nova lei irá permitir a jogadores com mais de 16 anos, que não sejam residentes da União Europeia e que estejam ligados a alguma liga ou organização sediada na Alemanha, a possibilidade de trabalhar e residir no país germânico por um período superior aos atuais 90 dias que a lei atual oferece.


Berlim tem-se tornado a capital dos Esports Europeus, com competições como a LEC a serem baseadas na cidade alemã.

Caso seja aprovada, esta lei irá facilitar a entrada de jogadores de fora da União Europeia para palcos como os da League of Legends European Championship e PUBG European League, duas ligas que são jogadas em Berlim e que poderão beneficiar da entrada de jogadores oriundos de outras regiões.

A promulgação desta lei não irá alterar no entanto os estatutos dos jogadores Profissionais de Esports, conjunto que irá continuar a não ser reconhecido como atletas por parte do governo Alemão.

A Alemanha tem sido responsável por quebrar barreiras entre o desporto tradicional e os Esports como os conhecemos, com a coligação de Angela Merkel a ser um dos defensores da entrada dos Desportos Electrónicos nos Jogos Olímpicos, algo que irá acontecer já no próximo ano por mão da Intel.