Falava-se na comunidade sobre a possibilidade de uma grande atualização chegar ao CS:GO esta semana e a verdade é que chegou mesmo: na madrugada desta quarta-feira, a Valve lançou uma nova operação, “Operation Riptide”, bem como uma série de alterações que influenciam a forma como o FPS é jogado.

Além de novos mapas, missões e até modos como três vertentes de DM, a nova operação, como habitual, traz novos cosméticos, concretamente agentes, stickers, patches e até cinco novas caixas, com nomes como “Riptide case”, “The 2021 Train collection” ou “The 2021 Dust 2 collection”.

É no lado competitivo, no entanto, que o jogo sofreu as alterações mais impactantes. Olhando para as mudanças no armamento, um dos destaques vai para o facto de agora se possível “dropar” granadas, à imagem do que é possível fazer com qualquer outra arma.


O dano no corpo da Deagle agora é inferior, enquanto o da M4A1-S é superior. Já as Dual Elites passam a custar apenas $300 e regressou ao CS a possibilidade de comprar escudo no lado CT – este último apenas em mapas de “Casual Hostage”.

Outra mudança importante é que a visão após o abate foi reduzida de 3 para 2 segundos (um headshot faz com que a visão dure apenas 0.5s, ao contrário do anterior 1s). E nos mapas também há alterações importantes: no Dust2, por exemplo, já não há a mesma visão desde o T spawn, o que obriga o jogador a saltar para o “suicide” se quiser observar o meio CT.

Como se não bastasse, e por entre outras alterações que podes encontrar aqui, há novos modos no jogo, como é caso de agora haver a opção de jogar matchmakings mais curtos (MR 16 ou o habitual MR 30) ou de criar códigos para criar salas privadas para jogar competitivos com amigos ou grupos de Steam.

Para ver as novas skins, podes passar por aqui.