Aproveitamos o momento mais uma vez para dar destaque ao novo espaço do nosso website, onde podem analisar todas as guides que temos vindo a disponibilizar! No menu do topo do website têm agora à disposição Guides – LoL!
Índice:
- Breve Introdução;
- Breve Introdução ao Twisted Fate;
- Summoners Spells;
- Runes;
- Masteries;
- Skills;
- Build;
- Laning Phase;
- Team Fights;
- Pontos Fortes e Fracos do Twisted Fate;
- Quando pickar o Twisted Fate;
- Algumas dicas mais elaboradas.
Gustavo "Waray" Maurício tem 20 anos e joga League of Legends desde a Season I onde conseguiu atingir o Platinum. É neste momento o Top Laner dos K1CK eSports Club e encontra-se na tier Diamond I. Joga entre 3 a 5 horas por dia e faz parte de uma das equipas de topo nacional e, ainda, da Selecção Nacional.

Como ex-AP Carry, Waray irá disponibilizar aqui um Guide para champion que é frequente avistar-se na Mid Lane! Twisted Fate, The Card Master foi o escolhido!
Breve Introdução ao Twisted Fate:
O Twisted Fate é um champion com excelente capacidade de splitpush e uma presença global incrível, o que faz com que ao haver um Twisted Fate no meio a equipa adversária tenha de jogar com cuidado em todas as lanes a partir do seu nível 6. É por estes motivos que é um dos champions mais contestados tanto em soloQ, como na Competitive Scene. Um Twisted Fate nas mãos de um bom jogador consegue ser devastador. Tem também uma capacidade de poke razoável e um CC relativamente forte (Gold Card e Red Card).
Neste guide, vou tentar transmitir-vos algum conhecimento que tenho deste champion e espero que vos seja útil !
| Primário: | ![]() |
|
| Opcional: | ![]() |
![]() |
Em relação aos Summoner Spells, vais usar sempre o Flash como Summoner Spell principal, como segundo poderás optar pelo Ignite ou Barrier. Opto pelo Ignite na maior parte dos casos, só uso o Barrier contra lanes mais complicadas ou com muito burst como, por exemplo, Fizz e Zed. No entanto, acabas por perder um pouco de killing potential nos ganks se não tiveres Ignite, por isso, evita ao máximo trocá-lo pelo Barrier.
Teleport também não é de por à parte, dependendo do vosso estilo de jogo. Pessoalmente, não gosto de usar no Twisted Fate.
- Marks: Greater Mark of Magic Penetration ou Greater Mark of Hybrid Penetration
- Optem pelas Hybrid Penetration caso estejam contra um oponente na lane quee tencionem dar muitos autoattacks.
- Seals: Greater Seal of Armor ou Greater Seal of Scalling Health
- Se fores contra um caster podes levar a segunda opção. Se tencionarem dar muitas trades, mais vale optar por Armor.
- Glyphs: Greater Glyph of Magic Resist ou Greater Glyph of Ability Power per Level
- Caso estejas contra um AD e não precises de Magic Resist, também podes usar Abiliy Power per Level para seres mais agressivo contra casters que não tenham uma grande capacidade de dar trades contigo.
- Quintessences: Greater Quintessence of Movement Speed ou Greater Quintessence of Ability Power
- Ability Power é melhor para early/mid game tendo em conta que vais fazer Lich Bane e quanto mais AP tiveres mais diferença irás fazer nos ganks. Movement Speed também faz diferença e acaba por ser melhor overall, embora possas notar um pouco falta de AP ao início.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
| Greater Mark of Magic Penetration |
Greater Mark of Armor |
Greater Seal of Magic Resist |
Great Glyph of Movement Speed |
Opto sempre por 21 em Offense e, depois os outros, 9 pontos vão para Defense ou Utility, dependendo do setup contra qual estou a jogar. No entanto, os 9 pontos em Utility é a melhor escolha, na maior parte dos casos.

Podes trocar os 3 pontos de Movement Speed em utility para mana regen caso ainda sejas principiante com o champion e nao consigas gerir bem a mana. De qualquer maneira com 1/2 Doran’s e Sheen mais a blue card não deves precisar da mastery de Manaregen para nada.
Se tiveres contra um Zed ou Kha’Zix podes usar a Mastery Page em cima, ou então trocas os 9 pontos de Utility para Defense, para teres mais Armor e 30HP que no início que podem fazer a diferença.

Contra um Kassadin, por exemplo, podes usar uma página deste género, com Runes de Hybrid Penetration, ou seja, os teus autoattacks vão dar muito dano e o Kassadin vai ser obrigado a farmar com o Q se jogares devidamente.
Quanto à evolução das Skills, opto sempre por evoluir da seguinte forma:

A nível um aprendo o W para ter stun em caso de dar invade ou sermos invadidos, a nível dois aprendo o Q 95% das vezes, podes aprender logo o E caso estejas contra um bruiser ou um Kassadin/Diana, por exemplo, e estejas a mandar muitos autoattacks. A partir de nível dois a prioridade é sempre R>Q>W>E.
- Items para Começar:
![]() |
![]() |
ou | ![]() |
![]() |
ou | ![]() |
![]() |
|||
| Boots of Speed |
Health Potion |
Cloth Armor |
Health Potion |
Dorans Ring |
Health Potion |
- Early Game:
![]() |
![]() |
![]() |
ou | ![]() |
||
| Boots of Speed |
Dorans Ring |
Sheen |
Seekers Armguard |
Na primeira vez que fores à base deves comprar: Botas de nível 1, 1/2 Dorans Ring e Sheen. Tenta fazer, rapidamente, o Seeker’s Armguard para o Zhonyas Hourglass, caso estejas contra um AD no meio.
- Primeiros Items completos:
![]() |
![]() |
![]() |
||
| Lich Bane |
Rabadons Deathcap |
Zhonyas Hourglass |
Normalmente, compro quase sempre como primeiro item a Lich Bane. De seguida faço Zhonyas Hourglass ou Rabadons, dependendo da equipa que estou a enfrentar. Se tiver um Zed, por exemplo, na team adversária, Zhonyas Hourglass é muito eficaz não só pelo Armor, mas também por poder usar o activo do item caso o Zed utilize o ultimate em mim. Como terceiro item fazes o que não fizeste como segundo, Rabadons ou Zhonyas Hourglass.
- Itens Finais:
![]() |
ou | ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
ou | ![]() |
ou | |||||
| Mercury Threads |
Sorcerer Shoes | Lich Bane | Rabadons Deathcap | Zhonyas Hourglass | Void Staff |
Deathfire Grasp |
Abyssal Acepter |
![]() |
| Guardian Angel |
Mercury Threads quando os adversários têm muito Crowd Control, Sorcerer Shoes nos restantes casos. O upgrade das botas o melhor é quase sempre Homeguard e, para mim, o unico viável no Twisted Fate para além deste é o Alacrity.
Vale a pena falar também do Twin Shadows que é um item que muita gente gosta. Eu, pessoalmente, muito raramente o faço e não gosto muito do item, só mesmo quando estou contra 4 ou 5 champions com dano mágico. Isto é a apenas a minha opinião, cada um tem o seu estilo de jogo.
Vamos fazer agora uma análise à Laning Phase:
- A Laning Phase do Twisted Fate depende muito do champion contra qual estás a jogar. A única coisa que não varia muito, e acaba por ser o teu objectivo principal é tentar chegar a 6 o mais rápido possível, para fazer a diferença nas outras lanes e aproveitar para fazer objectivos iniciais (Torres/Drake) quando os ganks correrem bem.
- O primeiro gank com o ultimate, opto muitas das vezes pela Bottom Lane porque, normalmente, quando corre bem tem quase sempre como consequência um Drake para a tua equipa.
- Joga sempre perto da tua team, não tens grande mobilidade por isso tens de ter cuidado com isso. A maior parte das vezes o melhor é ficares perto do teu AD Carry e, simplesmente, começarem por matar a front line.
- A maioria das teamfights de 5 contra 5 são de evitar, ou seja, podes dar splitpush e quando algum dos outros te vier parar, caso estejas mais fraco usa o ultimate para a tua equipa e faz fight 5 contra 4, por exemplo. Há inumeras coisas que podes fazer com o Twisted Fate.
- O Twisted Fate também tem excelente poke, depois de teres terminado o Rabadons Deathcap e se tiveres Blue Buff consegues spammar o Wild Cards (Q).
Pontos Fortes e Fracos do Twisted Fate:
Pontos Fortes do Twisted Fate:
- Presença Global;
- Ganks fortíssimos;
- Sustain de mana com a Blue card (W);
- Um dos melhores splitpushers do jogo;
- Stun com menos cooldown do jogo (Gold Card);
- Vê invisíveis com o Destiny (R).
Pontos Fracos do Twisted Fate:
- Tem rácios de Ability Power baixos;
- Não tem grande mobilidade embora com a Lich Bane e o ultimate até sejas rápido e tenhas presença global;
- A Laning Phase pode ser muito difícil em alguns matchups.
![]()
Twisted Fate é Fraco contra:
|
| Fizz |
- O maior inimigo do Twisted Fate. Se o Fizz souber jogar não consegues fazer absolutamente nada, mesmo que tenhas Barrier ele consegue matar-te debaixo da torre a partir de nível 6. Quando pensares que o Fizz vai dar all in chama o teu jungler, depois de ele gastar um "E" ofensivamente não tem forma de fugir, ate porque os Fizz’s não costumam usar Flash. Joga defensivamente e farma só com o Wild Cards (Q), leva Mana Regeneration em Utility e compra um Negatron Cloak, o mais cedo possível.
![]() |
| Ahri |
- Tem demasiada mobilidade a partir de nível 6, se te acerta um Charm e salta para cima de ti com o ultimate estás morto. Até nível 6, não deves ter muitos problemas, farma simplesmente e tenta não dar muitos trades a não ser que consigas usar a Gold Card (W) + Wild Cards (Q) sem ela ripostar. A partir de nível 6 aproveita o teu ultimate para fazer a diferença noutras lanes, compra um Negatron Cloak caso estejas a ter problemas com o burst da Ahri.
![]() |
![]() |
| Olaf | Irelia |
- Não na lane em si, mas caso estejas a jogar e a equipa adversária tenha um Olaf ou uma Irelia na Top Lane é muito difícil gankares essa lane com o ultimate, pois qualquer um deles praticamente ignora o teu stun. Felizmente, hoje em dia, estes champions já não são tão usados como eram.
![]() |
![]() |
| Diana | Kassadin |
- Só são um problema a partir de nível 6, até 6 ate deves ter vantagem e aproveita ao máximo possível a vantagem que tens inicialmente, faz um ou dois doran’s ring e compra negatron para um abyssal scepter o mais cedo possível, depois faz lich bane e continua a build normalmente. No caso do kassa até deves fazer botas de MR já que te tiram a duração do silence e do stun e já tens o mpen do abyssal..
![]()
Twisted Fate é Bom contra:
![]() |
| Ryze |
- Farmas e pushas, o Ryze pouco ou nada pode fazer contra ti na lane. A partir de nível 6, pushas a lane e gankas Top ou Bot, cuidado se o Ryze estiver a usar Teleport pode ser forte no countergank.
![]() |
![]() |
| Evelynn | Twitch |
- O teu ultimate dá-te visão dos invisíveis, por isso, o Twisted Fate é sempre bom contra este género de champions, sendo que contra a Evelynn na lane consegues igualar o poder de push dela.
![]()
Twisted Fate é Bom com:
![]() |
| Varus |
- Grande sinergia nas teamfights e nos ganks na Bottom Lane, mal gankes a Bottom Lane se o Varus acertar o ultimate num inimigo é uma kill certa. Também é muito bom para forçar fights e apanhar os teus oponentes desprevenidos.
![]() |
| Cho’Gath |
- Depois de um stun no meio, ele tem um Rupture + Silence que não pode falhar, e acaba por resultar em kill na maior parte das vezes. Outros junglers com Crowd Control também resultam.
![]() |
![]() |
| Nocturne | Shen |
- Ambos funcionam de maneira igual, nada como um gank de um Twisted Fate + Shen/Nocturne na Bottom Lane. Duas kills, um Drake e/ou uma torre não é nada de se deitar fora.
Algumas dicas mais elaboradas:
- Na lane não dês lock a uma carta muito antecipadamente, se deres lock uma Gold Card o teu inimigo já sabe que vais tentar stuná-lo e, simplesmente, afasta-se um pouco até a carta acabar. Se deres lock a uma Blue Card ele provavelmente, vai-se mandar para cima de ti se conseguir. Deixa as cartas a "correr", se tencionares mandar uma Blue Card dá lock mal a vás mandar e estejas em range do minion/champion e afasta-te logo a seguir. Caso o queiras fazer com qualquer outra carta a ideia no geral é a mesma.
- Lockar uma Blue Card em algumas situações é bom para dar bait a um gank no Mid, caso o teu jungler esteja à espera num side bush. A desvantagem disto é que não tens um stun para o gank.
- Quando estás no mid e vais gankar uma side lane, tenta que o Mid Laner adversário não tenha visão de ti, quando o vais fazer. Normalmente, os Mid Laners até wardam no meio da lane contra o Twisted Fate para saberem isso.
- Quando a tua equipa está relativamente perto e tiveres Zhonya’s Hourglass, podes usar o ultimate para o meio dos inimigos e usar Stun + Zhonya’s Hourglass para forçares uma fight e, provavelmente, uma fight em vantagem, pois os inimigos normalmente gastam um ou dois ultimates em ti. Convém a tua equipa estar lá mal o teu Zhonya’s acabe, pois caso contrário o que fizeste foi simplesmente um suicídio.
Todas as sugestões e comentários construtivos irão servir para que os próximos Guides sejam apresentados de uma melhor forma. Apesar de não termos um site preparado para este tipo de projectos, o Fraglider fez um esforço enorme para que todos os nossos utilizadores, de uma forma simples e intuitiva percebessem este projecto.
Qualquer questão sobre o Guide, basta comentarem ou perguntarem através da sua página Facebook, e o próprio Waray irá responder a essas mesmas questões.
Estaremos de volta muito em breve com mais um Guide de um jogador Português. Tens alguém que gostarias de ver escrever um destes Guides ? Deixa-nos um comentário!
FRAGlíder – Conteúdo de excelência para um público exigente!




































