FRAGlíder: Podes-nos contar um pouco da história dos [-=L.O.W=-] ?
Hewitt: Os Lords of War foram fundados em data incerta (perto do fim de 2001) e eram originariamente um clan de Starcraft. Foram fundados por um madeirense que usava o nick Captain Neves. Cerca de Março de 2002 o clan abandonou o Starcraft para se dedicar ao Medal of Honor.
FRAGlíder: Vocês são considerados, um dos melhores clans em Portugal. Quando tempo é que vos levou a chegar a este “status” ?
Hewitt: Fico contente de ouvir essas palavras . Penso que se chegamos a esse status foi fruto de muito trabalho do clan. Somos reconhecidamente um dos clans portugueses com média de idades dos membros mais alta (entre 17 e 34) e por isso, por muitos membros ja trabalharem, é necessário um esforço acrescido para atingirmos certos objectivos. Tendo o clan cerca de 3 anos de existência pode dizer-se que nos demorou esse tempo todo a atingirmos uma certa visibilidade, mas que daqui a 3 outros anos estejamos num nível ainda mais alto é o que todos desejamos.
FRAGlíder: Quando é que começaram a jogar CoD ? E que jogos jogavam antes ?
Hewitt: Começamos a jogar CoD em Novembro de 2003, ou seja, quando o jogo saiu.
Antes do CoD os LOW jogaram Medal of Honor e Starcraft, embora tenhamos membros nos LOW que jogaram os mais diversos jogos: Desde CS a UT, passando por Quake, DoD, TO, etc.
FRAGlíder: Poderemos dizer que vocês têm um segredo para o vosso sucesso?
Hewitt: Penso que sim. Os LOW têm de facto um segredo, que não nos importamos de partilhar. O sucesso dos LOW parte de duas prerrogativas: o facto de recrutarmos jogadores com uma certa idade e integridade; e também o facto de todos os recrutas serem expostos a um largo período de experiência, conhecimento do clan e análise minuciosa da sua postura. Para além disso temos um código de conduta que “obriga” a que os membros sejam cordiais para com outros clans, jogadores e outros membros claro. Mesmo assim na guerra é difícil serenar os ânimos por vezes… Mas são situações que são imediatamente sanadas. Os LOW não são um grupo de membros. São um grupo de amigos. Uma vez LOW é difícil deixar de o ser.
FRAGlíder: Têm algum grande objectivo, tanto a curto ou a longo prazo?
Hewitt: Temos e sempre teremos. O nosso grande objectivo é irmos o mais longe possível em todas as competições que entramos. Mas acima de tudo a diversão e a boa disposição.
FRAGlíder: O que achas do CoD português, comparado com as equipas estrangeiras?
Hewitt: Sinceramente acho que o CoD português não esta assim tão mau. Temos clans que conseguem competir com os maiores clans da Europa. No entanto o nosso nível não é ainda tão alto como o deles. Se calhar devido as ligações portuguesas e à impossibilidade de dedicação a 100% ao CoD. CoD em Portugal é um Hobby.
FRAGlíder: O que faz um bom jogador de CoD: Team Play ou Skill individual?
Hewitt: Um bocado de ambos. Sendo a maior parte o Team Play. Se me derem a escolher prefiro um jogador com grandes doses de Team Play do que um jogador com skills individuais. O Team Play já nasce connosco, o Skill é fruto de aprendizagem. Resumindo, e há exemplos disso nos LOW, um jogador com alguma experiência em FPS pode, com a prática e com os companheiros de equipa adequados, aumentar o seu skill; mas um jogador que não tem espírito de equipa dificilmente o adquirirá.
FRAGlíder: Consegues apontar algum jogador que se destaque no CoD em Portugal?
Hewitt: Existem de facto jogadores que se destacam pelas suas qualidades. Não vou indicar membros dos LOW, embora admire todos eles. Gostaria de apontar o Zigo dos zG como o jogador que, na minha opinião sobressai na comunidade.
FRAGlíder: Existe algum clã que vocês admiram ou respeitem mais?
Hewitt: Sim. Os clans que mais admiro, e neste caso tenho de falar por mim devido à subjectividade da questão, são os zG devido ao seu jogo de equipa, postura e qualidade individual; e os ALPHA se calhar porque são o que se pode chamar o clan gémeo dos LOW. Há até quem os considere, o que não estará errado de todo, os LOW B (joking).
FRAGlíder: Achas que o Cod terá tanto sucesso, como por exemplo…o CS ?
Hewitt: Depende da IW da Activision e da Grey Matter. Se mantiverem este fluxo de patches correctores e add ons teremos um CoD ainda maior que o CS. Mas de qualquer forma o CS é um jogo mítico e será difícil de alcançar por qualquer jogo. Não estou a falar aqui de questões técnicas mas de popularidade.
FRAGlíder: Finalmente, como vês o clã daqui a 2 anos?
Hewitt: Sinceramente? Espero poder contar com a companhia destes amigos que encontrei no mundo dos FPS. E tenho a certeza que cá estaremos para as curvas.