O FRAGlíder, na pessoa de
Luciano “OITOOO” Guerra, foi falar com o líder de uma das equipas que, aos poucos, se tem vindo a notabilizar na scene nacional de counter-strike. Falamos dos
mip make it possible, um clan que tem passado por renovações/modificações e que ontem, 21 de Setembro, anunciou o seu novo line-up (thugz, eviL, JordaN, xN-, marshall, w0rms).
FRAGlíder: Boas mip|thugz. Para começar, gostava que te apresentasses aos nossos leitores descrevendo a tua carreira nos e-sports.
mip|thugz: Boas,sou o
Nuno ‘thugz’ Marcelino e já jogo CS há sensivelmente 3 anos, passando por clans como os NsA, BcS, sHr e há cerca de 1 ano que estou no mip.
FRAGlíder: Gostava que nos falasses do projecto mip. Objectivos, previsões, projectos em mente.
mip|thugz: Bom, os mip desde que foram criados têm por objectivo serem reconhecidos a nível nacional com o seu trabalho. Os nossos objectivos serão sempre os mesmos: trabalhar para chegar o mais longe possível; as previsões que posso fazer como líder e jogador dos mip é sermos top5 a curto/médio prazo e depois logo se verá; projectos em mente não tenho nenhum, gosto de viver o dia a dia e, consoante isso, retirar o melhor para o clan.
FRAGlíder: Diz-me o que achaste do torneio na networld: ambiente, condições, pessoas, objectivos. E, já agora, ficaste contente com o 5º/6º lugar obtido?
mip|thugz: Achei o torneio da Networld muito bom, ambiente fantástico, muita gente conhecia-se o que dá um ambiente fantástico. As condições não foram as melhores mas não foi por isso que alguém perdeu. Já conhecia as pessoas e não podia esperar outra coisa delas senão a ajuda que davam a qualquer pessoa e os nossos objectivos foram cumpridos como eu esperava. Claro que fiquei contente com o 5º/6º lugar porque nos fomos para lá com 1 ringuer e o nosso objectivo era passar os grupos numa fase inicial.
FRAGlíder: E do torneio da Double J, em relação aos mesmos aspectos, dá a tua opinião.
mip|thugz: Em relação ao torneio da Double J também estava com 1 bom ambiente, as condições eram como as da Networld, as máquinas eram as mesmas. Em relação às pessoas não posso falar muito, porque não conhecia muita gente, mas curti muito as atitudes de ajuda dos responsáveis da lan em tentarem ordenar os jogos conforme os clans pediam. Falando dos objectivos, foi uma coisa que nós não tínhamos a não ser divertir-mo-nos ao máximo, tal como aconteceu, e tivemos a felicidade de ganhar o torneio.
FRAGlíder: O que achas da chamada profissionalização dos e-sports, nomeadamente, em Portugal?
mip|thugz: A profissionalização dos e-sports acho que é mais do que as pessoas pensam: a profissionalização engloba muita coisa, desde ter uma boa organização a nível interno por onde tem que se ter pessoas com capacidades para tal coisa até a seriedade do trabalho que as pessoas vão levar o mesmo.
FRAGlíder: É um objectivo teu, atingir a tal profissionalização?
mip|thugz: Acho que é o objectivo de todas as pessoas que jogam, claro que não é qualquer um que atinge esse nível e como Portugal anda a nível de e-sports acho ainda mais difícil atingir a tal profissionalização.
FRAGlíder: e agora algumas perguntas rápidas..
P: Mapa preferido?
R: De_train.
P: Arma preferida?
R: Ak/Colt.
P: Player nacional e internacional?
R: FX2|infestor e mouz|neo.
FRAGlíder: Obrigado pelo tempo disponibilizado, agora a última pergunta da praxe: tens alguma coisa a acrescentar?
mip|thugz: Agradecer a oportunidade que o FRAGlíder me deu para fazer esta i-view e volto na Páscoa!
O FRAGlíder deseja a maior sorte aos mip.