FRAGLíder: Como descreves o vosso clã?

Franshyse: Os K1ck são um multigaming clã que existe desde 1998, a divisão em questão, de COD existe desde Abril e que joga principalmente para se divertir mas também com objectivo de alcançar títulos.
Esta divisão é composta neste momento por 15 membros, sendo liderada por mim (Franshyse) e pelo SlaveZero.
Apesar da divisão de CoD ser relativamente recente, a maior parte dos elementos do clã já joga cod desde o seu início, tendo todos nós já passado por vários clãs até chegarem aos K1ck.
Com experiência significativa, tentamos participar nos torneios que achamos importantes, a nível internacional. A nível nacional não participamos muito porque achamos que as competições nacionais não nos têm aliciado o suficiente para participar-mos nelas.
O nosso modo de jogo preferido é o 6on6 S&D, mas também jogamos 3on3 S&D e em TDM também damos os nossos tiros.

FRAGLíder: Vocês estão em várias competições internacionais de CoD. Podem-nos dizer como é o vosso regime de treinos?

Franshyse: Sim é verdade, nós a nível internacional não nos falta competições para disputar. Estamos a participar nas SummerCup’s S&D e TDM, em ambas estamos na 1ª divisão, e também na 1ª divisão da hosted cup S&D 3on3, isto em competições da clanbase. Estamos também na 2ª divisão da Jolt. Conseguimos o 3º lugar na última OpenCup TDM da Clanbase e neste momento estamos em 1º na ladder PT, o que nos dá ainda mais força para continuar.
Normalmente fazemos por treinar um pouco todos os dias, nem que seja estar meia-hora no server a dar uns tiros, ou quando temos um pouco mais de tempo livre, vamos 2 ou 3 até ao server para descobrir granadas ou fazer tácticas. Quando temos mais pessoal, tentamos criar situações de jogo mais realistas e fazemos pcw’s para testar tudo.

FRAGLíder: O que pensam do Call of Duty jogado em Portugal e a sua competição?

Franshyse: O CoD em Portugal apesar de ter cada vez mais jogadores ainda tem de andar muito para chegar ao nível de outros países. Em Portugal não se tem um espírito competitivo como lá fora, talvez também por falta de certos apoios não conseguimos chegar onde outros chegam.
Aqui cada um só pensa no seu clã e em si próprio, passando mais tempo a “picarem-se” do que a treinar para levar o CoD PT o mais longe possível.
A nível de competições, penso que a nível interno existem poucas, e só passado cerca de 7 meses de CoD é que começam a aparecer competições nacionais. Existem competições internacionais, mas talvez por falta de ambição da maior parte dos clãs Portugueses, não participam nelas.
A maior parte dos clãs limitam-se a fazerem pcw’s e demoram muito tempo para dar o 1º passo para a competição a “doer”.

FRAGLíder: Na tua opinião, o que é necessário para liderar e manter uma equipa?

Franshyse: Em primeiro lugar é preciso encontrar jogadores maturos à altura daquilo que queremos, depois com uma forte amizade entre todos, esforço, dedicação e espírito de equipa tudo se consegue.

FRAGLíder: Os K1ck têm alguma fraqueza?

Franshyse: Se temos alguma fraqueza, isso irá ficar connosco, hoje em dia muito se ganha ou se perde com os erros do adversário.

FRAGLíder: Existe alguma equipa, nacional e internacional, onde exista “mais rivalidade”?

Franshyse: Penso que não, com todos os que jogamos só pensamos em ganhar, mas é lógico que ficamos mais satisfeitos quando vencemos clãs do nosso patamar em termos qualitativos.

FRAGLíder: Algumas palavras para os “novos” clãs tugas?

Franshyse: Para todos aqueles que estão a começar, não se importem muito com as derrotas no início, pois é também a levar muito na cabeça que se aprende e se evolui. Joguem com clãs de maior qualidade, de preferência estrangeiros. E quando estiverem em war, tenham em atenção as estratégias utilizadas pelo adversário, podem vir a aprender muito com eles. Aluguem um servidor e treinem muito. Vejam muitas demos dos melhores clãs. E depois quando se sentirem preparados participem em ligas. Não se limitem a pcw’s, é nas cw’s que se vê o vosso real valor.
Não arranjem problemas com a comunidade e principalmente… divirtam-se!

FRAGLíder: Muitos acham que o Call of Duty é um jogo de “elite”, tens alguma coisa a dizer sobre isto ?

Franshyse: Nem todos podem dar 49€ por um jogo, mas com um bocado de esforço e talvez poupando um pouco todos os meses conseguem comprar o COD. Ainda bem que é preciso ter o jogo original, assim é muito mais fácil controlar os cheaters, tornando por consequência a comunidade muito mais agradável. Se o jogo não tivesse vendido tanto, podia-mos não ter o apoio que estamos a ter dos seus produtores. Por exemplo, se não fosse a comunidade a pedir à Infinity Ward o uso do Punkbuster e eles terem concordado com o pedido, hoje podia-mos não estar protegidos pelo melhor anti-cheat.
Muitos dos que jogam CoD, jogaram ou ainda jogam mohaa e sabem muito bem como está o estado miserável do mohaa hoje em dia (sem apoio da sua editora), por ser um jogo em que se pode piratear facilmente.

FRAGLíder: Últimas palavras ?

Franshyse: Quero agradecer a todos os elementos dos K1ck.cod por serem quem são e por tudo o que fizeram até hoje pelo clã. Ao Spirit e ao Blade por nos apoiarem sempre que precisamos de alguma coisa. À ServersPro e à Chipsite pelas facilidades que nos têm proporcionado. E por fim à Fraglider por esta i-view para nos dar a conhecer melhor à comunidade e por tudo o que tem feito pelo CoD em Portugal.

Podem-nos encontrar no #k1ck da ptnet e da qnet.

Para mais informações visitem www.k1ck.com