Ainda com o anúncio da vinda dos Schroet Kommando na cabeça, fomos ouvir Serafim Gomes, pai desta iniciativa e um dos impulsionadores, juntamente com os seus irmãos, do Counter-Strike OnLan em Portugal.
Esperamos que esta entrevista ajude a clarificar algumas dúvidas, e a incentivar a presença dos clans nacionais nos eventos onde os SK vão estar presentes.
Olá Serafim Gomes, podes apresentar a tua empresa aos nossos leitores? Pelo menos aos que não a conhecem.
A Empresa Jogos Gomes, é uma empresa na área da diversão, estando agora virada para o eSports. É composta por mim e pelos meus Irmãos Abílio e Miguel Gomes.
Nós estamos nesta área há vários anos, já que o meu pai iniciou esta empresa já há uns largos anos atrás.
Esta aposta no Online Gaming está a correr como esperavas?
Sim e não.
Sim porque estamos a criar uma imagem, e estamos a gostar do que estamos a fazer. É bom sentir as opiniões positivas das pessoas.
E não porque simplesmente muita gente pensa que é um negócio fácil, e que qualquer pessoa com conhecimentos informáticos pode abrir um lan e ganhar “milhões”, mas não é assim. Como todos os negócios é preciso ter “cabeça”, é preciso planear e estar há espera dos imprevistos. Depois acontece o que muitas vezes leva a uma guerra de preços, o que é mau, e porque vai levar muita gente a “falir”. É preciso criar ambiente, criar condições para que as pessoas possam usufruir dos (melhores) equipamentos. Equipamentos que em casa provavelmente não têm.
Por isso acho que é isso, o pessoal deveria juntar-se as empresas do ramo (FragLider, ESP) para criar uma comunidade forte e decidida para que possamos todos evoluir. Deixar de haver guerras entre lans e mesmo entre outras empresas do ramo do Online Gaming, pelo menos nesta primeira fase, depois pode-se abrir as hostilidades e começar a guerra 🙂
Pelo menos é o que eu acho.
Quando mencionas “o pessoal deveria juntar-se as lans” não achas que esse é um dos trabalhos que o Fraglíder tem vindo a realizar desde o lançamento das “Lan Houses”, com a organização de torneios, eventos, ligas, etc. etc. ?
Sim, isso ajuda, mas se calhar é um problema mais profundo. Existem lans que não querem falar com outras. O que se percebe mas é uma estupidez.
Por exemplo ESWC veio juntar muitas lans, tivemos um caso de uma lan que veio com uma equipa jogar num qualificador realizado por nós. Temos falado e tentado resolver certos problemas mas continuam a existir aquelas que se fecham e que “estão literalmente em guerra com outras lans”.
Tem se vindo a notar a aposta na qualidade dos materiais como se vê na nova loja de Braga. É caso único ou vai haver mais remodelações nas outras lojas?
Braga foi uma aposta (ainda falta uns ajustes). Sobre as outras vai haver algumas remodelações, a nível de estruturas físicas, e a nível de equipamentos alguns ajustes, esta semana provavelmente vai abrir a nova lan jG em Famalicão.
Como parceiro do FRAGLider nos pré qualificadores da ESWC 2004 Portugal, como tem corrido os eventos nas tuas Lan-Houses?
Bem mas tentamos sempre melhorar certos aspectos. Nunca estamos satisfeitos com o resultado, queremos sempre melhorar. Se calhar é o que nos tem distinguido de certas empresas. Não estagnamos e tentamos sempre evoluir.
A vinda dos SK a Portugal está a criar grande entusiasmo na comunidade, como te surgiu esta ideia?
Tudo começou com uma brincadeira em que uma pessoa me disse : “O que era bom era trazer os melhores jogadores de CS, os SK”, e pensei para mim porque não. Dois/Três dias depois estava com uma insónia e lá me enfiei no PC e contactei os SK. Depois de alguns meses de contactos e negociações lá conseguimos. A primeira tarefa era convencer os SK a querer vir, e depois era só uma questão de $$$, o que é mau, mas depois de os conseguir convencer (graças ao Euro2004) só faltava falar de algumas questões monetárias. Estamos a arriscar muito, é um grande investimento para a nossa empresa e pedimos que as pessoas (a comunidade CS) percebam algumas atitudes que a gente tome na vinda deles, porque vamos tentar minimizar os custos e isso só conseguimos se existir colaboração e entendimento por parte de todos. Compreensão é o que pedimos.
Que iniciativas estas preparar para surpreender a comunidade?
Sobre os SK vamos ter um workshop, em que os SK vão estar presentes, responder a algumas perguntas, dar algumas dicas. Vamos permitir algumas equipas fazerem bootcamps com os SK.
Sobre os Bootcamps já tenho recebido alguns pedidos, e em breve irei divulgar as regras porque só algumas o poderão fazer infelizmente.
Para alem disso eles vão fazer visitas às casas JogosGomes e vão dar uns headzitos em PUB só para a brincadeira e para já é isso que posso divulgar.
SCDI e FRAGLider, entram para este projecto através de convite gentilmente feito pela Jogos Gomes, que mais valias esperam que esta sinergia traga a este evento?
Primeiro reduzir os custos, depois com a experiência dessas duas grandes empresas conseguir que este evento corra da melhora maneira e que seja um acontecimento inesquecível.
A SCDI é uma empresa que tem mostrado um grande interesse nos eSports, e como nosso fornecedor não podias deixar de os convidar.
O FragLider pelo que tem feito pela a Comunidade CS, pelos conhecimentos e a sua grande dedicação para com a comunidade.
Será que o patrocínio de um clan é ou será um dos próximos passos?
É algo que também estamos a trabalhar. Não quero divulgar pormenores neste momento porque poderia ser indelicado para certas pessoas.
Mas esse apoio passa pela criação de um “Novo” clã JG ou um “sponsored by JG” ?
Eu pessoalmente “sponsored by jG” mas é algo que também está em estudo, se uma coisa ou as duas.
Serafim muito obrigado por nos concederes esta entrevista, algumas palavras finais que queiras dizer?
Para a comunidade, espero que aproveitem ao máximo a vinda dos SK a Portugal. Sei que vão haver criticas, mas por favor entendam que o que decidirmos fazer é em prol da comunidade, e não queremos confusões “. Aprendam com os melhores”.
Em PT existe muito o problema de não querer perder 13-0, o que é mau porque se perderem por 13-0 é porque têm que aprender algumas coisitas e talvez se jogarem com atenção e perderem por 13-0 se calhar no próximo jogo já perdem por 13-1. E outra coisa às equipas top de CS em PT , ensinem as pessoas, não escondam porque se não começar a existir sangue novo daqui a algum tempo o que acontece é existem 90 equipas de cs e passado algum tempo existem 40 e depois 20 e depois 10 e depois 2 e depois não tem piada , deixa de existir “a vontade de jogar” . Imaginem se o PORTO tinha ganho os últimos 30 anos consecutivos de futebol neste momento ninguém ligava ao futebol.
Para finalizar queria agradecer ao FragLider e à SCDI pelo todo o seu apoio na vinda dos SK.
O FRAGLider deseja que este evento corra da melhor maneira e espera ver todos os clans na final nacional da ESWC Portugal, onde podemos contar com jogos de exibição entre os SK e equipas portuguesas.