O FRAGLíder esteve hoje à conversa com
Tiago “granjola” Moura, presidente dos
Exotic Island. Uma conversa sem dúvida bastante interessante, onde Tiago explica a situação dos Exotic, o seu contributo para a equipa 1 ano depois de ter entrado para a equipa e umas luzes do futuro dos Exotic.
FRAGLider|Crtv: Olá Tiago! Antes de mais, um agradecimento pela tua disponibilidade para falares connosco durante um bocado.
Embora sejas um membro bastante conhecido na nossa comunidade, qual a tua posição neste momento na scene Nacional?
exotic-granjola: Olá, a minha posição é aquela que ocupei ao longo deste último ano, a de presidente do clan
exotic island.
FRAGLider|Crtv: Falando primeiro numa perspectiva de ti como presidente dos exotic, os
exotic são uma equipa que actualmente aparentam estar numa fase de reorganização, se assim se pode dizer. podes falar-nos um pouco sobre este aspecto?
exotic-granjola: Digamos que essa fase esta praticamente concluída, embora ainda existam alguns pontos em que é preciso uns acertos. Ao longo destes últimos meses o trabalho foi árduo de forma a que a reestruturação feita tivesse o efeito desejado.
Neste momento considero que os exotic possuem uma forte organização, além de uma equipa bastante estável. Com esta base firme e estando assegurada aquilo q sempre nos caracterizou, a estabilidade como clan (visto que como equipa existem sempre os problemas do costume relacionado com os jogadores) estão lançadas as bases para mais uma época de sucesso e de alto nível por parte desta casa. Foi assim q ao longo de dois anos e meios habituamos os nossos fans é assim q queremos continuar.
FRAGLider|Crtv: Desde a ESWC 2005 até agora, temos assistido a torneios em que existe maior disputa entre todas as equipas, significando um aumento da competitividade. Deixou de existir tanto as equipas TOP e as “restantes” (passo a expressão).
Achas que o facto dos exotic não terem conseguido “praticar o seu jogo” tão bem, é devido à própria equipa ou mais à maior competitividade das equipas?
exotic-granjola: Penso que será pelos dois factores. Primeiro tem de facto existido uma evolução em todas as outras equipas e segundo, penso que o aspecto psicológico da nossa equipa também foi um factor determinante. A reformulação profunda a q foi sujeita o clan afectou-nos um pouco a todos, inclusive o rendimento da equipa. Com a estabilidade atingida penso q vamos voltar a ver os bons velhos exotic em acção outra vez. Os jogadores estão novamente motivados a direcção também está, as condições estão a melhorar a olhos visto e penso q com a união e capacidade de superar as dificuldade e novamente com a estabilidade atingida, as coisas vão voltar a ser como dantes.
Nao será tão fácil porque de facto cada dia que passa existem cada vez mais boas equipas, mas nenhuma tem o poder de resistência e a durabilidade que nós temos e isso é um factor que demonstra a vontade e aplicação que existe neste clan.
Logo, espero sentir isso em termos d resultados, mas só com a continuação do excelente trabalho que tem sido feito por todos os q defendem as “cores” desta equipa até ao momento e q isso sera possível.
FRAGLider|Crtv: Falando agora do principal tema desta conversa, estás neste momento a fazer 1 ano desde que estás a frente dos
exotic. Certamente que viveste momentos bons e maus, até que ponto vão essas experiências contribuir para o futuro dos
exotic?
exotic-granjola: Errar é humano. cabe ao ser humano ser capaz de aprender com os erros que comete e crescer como pessoa com eles. Penso que todos os erros que o clan cometeu, e eu como líder, se calhar sou o maior responsável por eles e assumo
inteiramente todas as decisões do clan, serviram para nos aprendermos e conhecermos melhor a comunidade e as pessoas que a inserem.
Como em todo o desporto, existem ao longo de uma época bons e maus momentos. Nós também os tivemos, mas demonstramos mais uma vez a nossa capacidade de os superar e quem pensa q os
exotic se deixam abater engana-se. Cada dia que passa a nossa força é maior e estamos cá para durar e dar muitas alegrias aqueles que ao longo destes dois anos apoiaram esta equipa e especialmente aqueles que me apoiaram nos momentos mais difíceis. é bom sentir que na comunidade existe uma massa adepta enorme deste clan, e é isso que nos move. É para eles que trabalhamos e por eles que continuamos ca e é por eles que todos os dias dedicamos muito do nosso tempo a este mundo. A todos esses adeptos anónimos.
O nosso obrigado por todo o apoio que nos deram ao longo d dois anos e meio de existência.
Mas gostaria de frisar, que ao longo de um ano, todos aqueles bons momentos que vivi a frente deste clan (não foram poucos) supera tudo o resto. E isso para mim é que conta.
FRAGLider|Crtv: Se me desculpas a ousadia, podes-nos falar sobre algum tipo de projecto que os
exotic tenham a curto/médio prazo?
exotic-granjola: Apenas posso dizer que muito em breve irão surgir novidades aliciantes para toda a comunidade. Os
exotic. estão vivos e o trabalho não pára. Mas sendo o segredo a alma do negocio, não vamos revelar mais que isto.
FRAGLider|Crtv: O FRAGLíder adquiriu, como já deves saber, os direitos para mais uma edição do ESWC a realizar-se em 2006.
O número de qualificadores este ano é mais reduzido, mas em vista a uma maior competitividade. O que pensas disto? Iremos poder ver os exotic presentes, ainda mais fortes e preparados para esta edição do ESWC?
exotic-granjola: Esse se calhar é o nosso maior objectivo para este ano. É o único grande torneio que nos falta carimbar no nosso currículo. Já estivemos presentes na CPL e na WCG mas falta essa presença na ESWC. É uma espinha atravessada na garganta de todos isto, ainda para mais sendo o torneio em
Portugal disputado na nossa cidade de eleição é óbvio que queremos sempre ganhar.
Vamos lá ver s este ano é possível e contem connosco como sempre para vencer. Nunca ninguém aqui fica contente com algo que não seja a vitória. Por isso…
FRAGLíder|Crtv – Recentemente, um dos jogadores mais influentes nos exotic, estamos a falar do
lifter, deixou a equipa para passar a fazer parte dos quadros dos
5Giants , dando lugar à entrada de
RAIDER. O que levou os exotic a tomarem esta decisão, tendo em conta também que o
RAIDER é de bastante longe em relacção a
Guimarães?
exotic-granjola: Primeiro, acho que o
lifter não era um dos jogadores mais influentes. Era um excelente jogador e muito do que aprendeu foi-lhe ensinado aqui. Como já aconteceu com muitos outros. Claro que o facto de ele ser de
Guimarães e ter um aim enorme, era mt bom para o clan. Ele quis sair, saiu. Era uma coisa que eu e o capitão da equipa já tinhamos previsto mal ele entrou, devido ao conhecimento que temos da personalidade do
lifter. Quando ele entrou, devo dizer que a nossa primeira opção foi o
RAIDER, que na altura foi convidado por mim para ingressar no nosso projecto. Logo ai, mostrou uma grande fidelidade e uma coisa que eu admiro, que foi não quebrar a palavra que tinha dado aos seus companheiros de equipa na altura,
kknd.
Adorei essa atitude e disse-lhe na altura que se surgisse uma hipótese de mais tarde ele ingressar nos exotic e ele estivesse disponível isso se concretizaria com muita facilidade e com muito gosto da nossa parte. Surgiu a vaga do
lifter, o
RAIDER contactou-me e numa questão de segundos acertamos logo tudo o que havia para acertar.
Sei que o
RAIDER é uma pessoa fiel a palavra como sei que todos os outros também o são, o que me leva a dizer que esta é a equipa que irá ficar nos
exotic nos próximos tempos e por mim, só sairá de cá alguém se quiser deixar de jogar. Estou extremamente satisfeito com este roster, acho que todos os pontos negros do clan estão eliminados, estamos estáveis e a partir daqui é só evolução.
FRAGLider|Crtv: Para terminar, tens alguma palavra em especial a dar aos nossos leitores ou algum agradecimento em especial?
exotic-granjola: Gostaria de agradecer a FRAGLíder por todo o excelente trabalho que tem executado ao longo destes anos.
Agradecer aos jogadores do clan pela sua dedicação e amor demonstrado ao clan. Desejar em público as boas vindas ao RAIDER e que continue com a humildade que demonstrou até agora no mundo dos esports. Aos nosso sponsors: JogoGomes.net, rushonline, ONInet e X-Raypad . Por último gostava de frisar que a filosofia de vida dos exotic não se comporta só com o jogo, aqui gostamos de formar pessoas para a vida e excelentes jogadores. Mas acima de tudo homens. A vida não é um jogo, a escola e a socialização são mais importantes num ser humano. Gostaria também de agradecer ao skulk, um miúdo que eu descobri por ai escondido, e que é até hoje o melhor orga que já tive nos exotic. Muito obrigado pela tua dedicação.
Sem dúvida que iremos ter a partir de agora uma maior competitividade entre as equipas mais fortes na scene Nacional.
Como não podia deixar de ser, o FRAGLíder continua a apoiar as iniciativas para a melhor qualidade dos e-Sports em Portugal e sua divulgação, deixando desde já, muito boa sorte para esta nova etapa da vida dos Exotic!