Descobrimos um português a jogar na CAL, na equipa DISASTERPIECES, onde jogam numa parceria com os phase3.
Fomos saber os seus obejctivos na CAL, opinião sobre o Source, ….
Fraglíder: Olá, vamos começar por te apresentares.
SID: Olá, chamo-me Berto Goncalves, sou um ex-jogador de UT onde representei Portugal duas vezes na Nations Cup e uma vez os Estados Unidos e agora estou a converter-me ao CS:Source, onde jogo presentemente na CAL League pela equipa DISASTERPIECES.
Fraglíder: Quais são actualmente os membros do vosso clã?
SID: A equipa é formada por 8 membros, eu, Berto “SID” Goncalves, Sonny “oneshot” Kennedy, Joshua “stoned” Marshall, Ben “giMP” Venema, Kevin “Quik” Labelle, Jon “rofflecopter” Reyes, Cody “Sticky” Hall, o oitavo membro, esperemos ser um português mas ainda não foi tomada a decisão devida a qualidade exigida pela equipa.
Fraglíder: Quais são os vossos objectivos a atingir na CAL?
SID: Actualmente passamos de divisão com nota A, o que e muito bom, passamos as nossas próprias expectativas, ganhamos todos os jogos a excepção de um que perdemos por forfeit. Creio que os nossos objectivos passam por estar ao lado de grandes nomes, e não pensamos que seja impossível, digamos que já estamos a dar nas vistas por estes lados.
Fraglíder: Depois desta época da CAL, planeiam entrar em mais alguma competição, ou futura época da CAL?
SID: Definitivamente vamos a próxima divisão, CAL-M, com a mesma motivação e o mesmo empenho, voltamos a estaca zero objectivo: subir de divisão novamente. Quanto a outras ligas, creio que depois de se jogar na CAL não há assim tantas ligas a nível de qualidade e de organização logo ficaremos por ca, pensamos em ir agora a CPL, já temos apoio, mas precisamos de mais.
Fraglíder: Qual é a tua opinião sobre o Counter-Strike: source em competições? É tão “jogável” como o Counter-Strike: 1.6 ?
SID: Bom essa pergunta não e bem para mim, mais para os meus colegas joguei poucas vezes 1.6 comecei pelo Source, de qualquer forma a opinião geral aqui dentro da equipa e que os padrões do spray e as hitboxes são completamente diferentes, os padrões favorecem o 1.6 mas as hitboxes no source são mais realistas.
Fraglíder: Se pudesses mudar uma coisa no Counter-Strike: source , o que mudarias?
SID: Definitivamente a Auto-Sniper hehehe, as razões são óbvias creio
Fraglíder: Qual é a grande diferença entre os esports portugueses e americanos?
SID: Bom esta pergunta deixa-me triste não pela própria pergunta mas pela realidade da resposta, nos Estados Unidos o eSport e quase como uma profissão, uma equipa que tenha um bom desempenho e uma atitude séria, tem qualquer tipo de sponsor, a quantidade de oferta para sponsors aqui é ridícula, eu quando apercebi-me do fanatismo que se vive aqui pelo gaming fiquei espantado, até chega a haver publicidade na TV, a nossa equipa teve um óptimo desempenho nem foi preciso falar, tivemos isoGames.com a nosso lado Clanservers.com, Pinguix blacksheepSP, Surreal-Media e outros sponsor que de momento não vou falar por não estarem completamente definidos, quanto em Portugal os sponsors passam por uma simples Unix Shell, um pouco de sorte temos um server a borla, creio que se devia criar mais iniciativa ao gaming em Portugal, porque quando há boa oferta de sponsors os clãs evoluem muito. Quanto a diferença do nível para EUA e PT, temos um grande desequilíbrio, EUA tem imensas equipas fabulosas, aqui existem 5giants, exotic, repito novamente, isso deve-se ao apoio que se da aqui ao eSport.
Fraglíder: Bom, é tudo, algum último desejo?
SID: Desejar mesmo, é fazer uma boa prestação na CPL, e ir a Portugal jogar num torneio, e aproveito para deixar uma mensagem a todos os jogadores de qualquer jogo, Ninguém é perfeito as vitórias são feitas dos erros de cada jogador da equipa adversaria, não há clã perfeito acreditem em vos próprios, eu acreditei e acredito em mim e na minha equipa e agora colho os benefícios. Força para todos e boa sorte.