Devido ao feedback positivo do primeiro artigo, decidi escrever o segundo um pouco mais cedo, aproveitando também o facto de nós, Five Giants, irmos para Londres na quinta-feira, onde estaremos até domingo a participar num CPL Qualifier para a Cyberathlete Extreme Winter Championships, que se realizará em Dallas no terceiro fim de semana de Dezembro. Tenho de admitir que nenhum de nós estava à espera de um seeding tão alto (foi-nos atribuído o 3º seeding, mais informações Aqui), e se por um lado é bom ver que nos reconhecem no estrangeiro e apreciam o nosso valor, por outro preferia ter um seeding mais baixo, algures entre o 5º/8º, pois receio que esperem de nós algo que ainda não podemos dar, pelas razões óbvias de termos um mês e meio e ser o segundo torneio (primeiro torneio internacional) a que a equipa vai, não obstante a experiência de todos os jogadores, individualmente considerados. No entanto, decidimos assumir o desafio e arrisco dizer que nenhuma equipa portuguesa se preparou para um torneio internacional como nós para este, dado que estamos desde sexta-feira na EkoLan, lan-house em Lisboa que nos patrocina, a jogar uma média de 6 mapas por dia. É pena que as top teams da área não tenham encontrado disponibilidade para treinarem em lan connosco, mas como a internet aqui é muito boa, temos jogado em Portugal e no estrangeiro sem problemas. Apesar de não estarmos a 100%, estamos preparados, e o nosso objectivo mínimo é passar os grupos, sendo que nos quartos-de-final teremos um jogo complicado em de_cpl_mill, pois trata-se de um mapa “novo” para nós.

Por falar em mapas, como já referi vamos ter de jogar de_cpl_mill e de_cpl_strike, dois custom maps da CPL. Apesar de não serem muito jogados em Portugal, são dois mapas muito interessantes, cada um à sua maneira. O de_cpl_mill é um mapa tacticamente muito complexo, em que se torna difícil atacar e defender pela existência de duas entradas “atacáveis” em cada bombsite, mais uma área no meio muito perto dos dois que se constitui como uma terceira entrada, complicadíssima de atacar e defender, o que facilita, por um lado, a rotação dos CTs, e por outro, os fakes dos Terroristas. Quanto ao de_cpl_strike, talvez seja o mais pequeno que joguei, o que lhe confere uma intensidade única, traduzindo-se em rondas muito rápidas, bem ao jeito do novo roundtime da CPL. É um mapa que beneficia as equipas que se apoiam mais na inteligência do que no skill, pois é muito simples, numa questão de segundos, ir de uma ponta do mapa para a outra, superando o adversário tacticamente. Lanço um desafio aos organizadores de torneios em Portugal, porque não incluir um destes dois mapas ou até os dois no próximo torneio que realizarem, retirando os obsoletos e terrorist-sided cbble e aztec, bastante menos interessantes de assistir e de jogar?

Lá por fora, os Titans confirmaram a superioridade esperada no CPL Qualifier realizado em Atenas. Apesar de terem fraquejado ligeiramente na final contra os e-star, mostraram que eram claramente a equipa mais forte naquela competição. Os 24/7, depois de bons jogos na Nollelva, desiludiram a jogar em casa, esperava vê-los na final contra os dinamarqueses. Do outro lado do oceano Atlântico os WEW surpreenderam tudo e todos ao derrotarem os 3D na final da CAL-i, merecendo inteiramente a vitória fruto do domínio exercido ao longo dos dois mapas. Levantaram-se muitas suspeições quanto ao uso de cheats por parte dos WEW, infundadas imo depois de ter visto as demos, mas o que importa salientar é sem dúvida o assombroso percurso dos 3D rumo à final, que tinham um seeding baixíssimo à entrada para os playoffs (12º) e vinham da vitória nos WCG, ou seja, a tendência natural seria não dar muita importância à CAL-i, visto que a seguir a um grande torneio as equipas fazem sempre uma pausa. Os 3D, pelo contrário, optaram por uma atitude profissional e deram o máximo em todos os jogos, o que é no mínimo digno de registo.

Fora do CS, duas breves notas, a primeira quanto à saída do NuKe dos SK.int de WC3, considerado por muitos como o melhor manager desse jogo a nível mundial, foi substituído pela KidArtica, que ainda que seja uma jogadora com um profundo conhecimento da scene internacional, não tem experiência ao nível de management. Em segundo lugar, a aquisição dos direitos do jogo PainKiller pela CPL, uma boa ou uma má notícia? A minha opinião, já postada no site dos SK, é a seguinte:

“It’s all about whether the CPL plans to charge money or not(and if so, how much) for the “license”, because:

– If the CPL demands an exaggerate amount, PainKiller will become a CPL game instead of a worldwide one, which is a death sentence to the game.

– If it’s just a mere permission it’s good since the CPL may set the rules on which the tournaments willtake place, making it possible to create a worldwide standard. Furthermore, as the organizations will most likely have to meet some requirements in order to be approved, unprofessional major tournaments (CXG or Clikarena anyone?) will no longer exist, or so I hope.

However, there’s always the problem to know whether this process may end up in too much burocracy, because according to the newspost as long as you offer prizes on a painkiller event, and this goes from WCG till the local lan, CPL has to give permission. Does this happen on Counter-Strike tournaments with Valve? I am not sure and I would particularly like to know the answer.

So, instead of making a stand now, it’s better to wait for further details.”

Encontro-me na EkoLan a escrever este artigo, e recomendo vivamente que passem aqui um dia para verem com os vossos próprios olhos o espaço, que está muito engraçado e tem enormes potencialidades, espero que se torne no espaço em Lisboa que deixou de existir com o encerramento da X-Lan, mas que tenha mais qualidade que aquela, e posso-vos assegurar que farei todos os possíveis, juntamente com os outros membros dos 5G, para que esteja tudo em condições e do nosso agrado, afinal são poucos os jogadores mais exigentes que nós!

Resta-me pedir…apoiem-nos através da HLTV e IRC enquanto estivermos em Londres, e wish us luck, acreditem que queremos muito fazer um bom resultado, o gaming português merece!

by JuDiCe