Antes de iniciar, gostaria de agradecer o convite feito pelo Fraglíder para que eu realizasse este artigo quinzenalmente/semanalmente, tentarei retribuí-lo da melhor forma possível, “se a tanto me ajudar o engenho e arte”. Este artigo conterá opiniões minhas, isto é, que não são necessariamente partilhadas nem pela equipa de que faço parte, os 5GIANTS, nem pelo Fraglíder.

Para começar, uma nota quanto à Unreal-Lan. Mostraram que era possível organizar um evento em LAN em condições recorrendo apenas a apoios locais, o que permitiu elevar os prémios em vez de os fazer através do dinheiro das inscrições, algo que limita sempre a verba para o prize-money. Gaming centers de todo o país, ponham os olhos no Ricardo Corvo e respectiva equipa, pelos vistos não é assim tão difícil fazer algo com um pouco mais de qualidade.

Como é norma a seguir a um torneio grande em Portugal, segue-se um período de relativa calma, normalmente um mês a mês e meio, até que a próxima competição apareça. Pelos vistos teremos de esperar até ao final de Dezembro, com a Cybernauta, para termos outro torneio a distribuir prémios aliciantes, espero que até lá não existam grandes mudanças nas equipas para que o nível deste torneio seja superior ao da Unreal, e que estas continuem a treinar da forma que o fizeram antes do evento em Espinho.

Um outro conselho, já que falamos de prémios, a quem organiza torneios. IMO, não limitem os prémios monetários aos três primeiros, mas antes alarguem-nos até ao 5º lugar por exemplo, mesmo que isso implique baixar ligeiramente o prémio para o 1º lugar, atribuindo do 6º ao 8º classificado prémios não monetários, como hardware, servidores de jogo, you name it. Desta forma acreditem que vão ter mais equipas presentes, e isto porquê? Porque existe um número mais ou menos fixo de equipas que são candidatos crónicos aos três primeiros postos da classificação, e inúmeras equipas com capacidades para ficar nos seis primeiros. Contudo, se os prémios são apenas para os três primeiros classificados, equipas que ficam à partida entre o 4º ao 6º lugar podem pensar duas vezes antes de irem ao campeonato, pois na maioria dos casos a despesa sai do próprio bolso e nesses lugares teoricamente não ganham nada. A meu ver, com a implementação desse sistema de prémios, criar-se-ia um incentivo ao aparecimento de equipas a lutarem por esses lugares, sendo que esse aumento de competição a médio/longo prazo contribuíria para que uma ou outra se intrometesse entre os supostos favoritos. Quanto aos prémios do 6º ao 8º lugar, cuja necessidade pode ser discutida, tratar-se-iam de produtos/serviços de baixo valor para que essas equipas não fossem de mãos a abanar, e há por aí muita equipa que gostaria muito de ter um servidor de graça durante 3 meses.

Lá por fora, as equipas suecas têm verificado bastantes mudanças nos rosters, nomeadamente os EYE e Begrip. IMO, esta instabilidade terá como efeito na CPL Winter a continuidade da ascensão iniciada na CPL Summer por parte das equipas americanas, desta vez com os 3D a um nível que poucos julgavam possível que voltassem a alcançar. Os SK assumem-se definitivamente como o bastião da Europa, e os NoA terão a última oportunidade para salvarem um ano decepcionante. Mas à CPL Winter voltaremos em tempo oportuno.

Quanto aos 5GIANTS, a entrada do tommy, juntamente com a do management dos ZG, nomeadamente o Style, Amroth e dk, fortaleceram e muito a equipa em todos os aspectos, que continua motivadíssima e a subir de forma constantemente nos treinos. Como já será sabido na altura da publicação deste artigo, a equipa de CS deslocar-se-à a Londres para jogar o qualifier para a CPL Winter, onde o grande objectivo é ganhar rodagem internacional. Vamos com expectativas de causar transtornos aos supostos favoritos, apesar de estarmos conscientes que é ainda muito cedo para exigir o que quer que seja desta equipa, não obstante as potencialidades que muita gente, incluindo nós, vê nela.

Concluindo, a semana ficou marcada pela polémica entrevista do líder dos exotic a este site. Fiquei espantado por ver que a mesma foi proposta ao Fraglíder, em vez de ter sido o Fraglíder a propô-la, assim como pelo Fraglíder se ter decidido pela sua publicação, tendo em conta o que nela era dito. Se por um lado a iniciativa não partiu do Fraglíder, por outro tiveram a oportunidade de ler o seu conteúdo e chegar à conclusão que a deviam pôr no site. Polémica? Sem dúvida. Interessante? Para quem gosta. Necessária? Não.

by JuDiCe

Nota do Fraglíder:

Esta rubrica (IMO – “In My Opinion”) pretende dar à comunidade um novo espaço de debate e reflexão. Um espaço onde a troca de ideias e de opiniões seja o ponto central. Assim se abre mais um ciclo…

Um agradecimento ao JuDiCe por ter aceite este nosso convite!

Arquivo Menu em: E-Sports / IMO