Iniciativa-Liberal
Fotografia: Iniciativa Liberal

Estamos em período eleitoral e, como é natural, os partidos começam a apresentar os seus programas eleitorais para as legislativas de 2024. A surpresa parte da Iniciativa Liberal que decidiu incluir os esports.

“Por um Portugal com Futuro” é o lema da Iniciativa Liberal para as eleições que se avizinham. No programa eleitoral consta “procurar reconhecer os esports como desporto em Portugal” como um dos pontos fulcrais.

“Os esports têm cada vez mais adeptos em Portugal, mas não são reconhecidos oficialmente como desporto nem se encontram previstos em lei. A ausência de enquadramento legal tem levantado obstáculos aos seus praticantes, nomeadamente junto do Estado e outras entidades”, pode ler-se no programa.

Deste modo, a Iniciativa Liberal pretende proceder ao “enquadramento legal dos esports e a sua equiparação aos desportos tradicionais”, para os jogadores terem os apoios necessários e adequados aos de um atleta.

O partido com representação no parlamento defende que o “crescimento dos esports em Portugal deve ser acompanhado por um esforço do legislador em permitir a expansão e profissionalização da atividade” que, aos dias de hoje, ganha cada vez mais preponderância.