A 2 de Setembro de 1969, na Universidade da Califórnia, a máquina de nome “Interphase Message Processor”, do tamanho de um frigorífico (que não era um mais que um “router”), faz a primeira comunicação entre dois computadores (não muito mais pequenos que o “router” em si).

Essa primeira comunicação, de formato simplista, não foi mais do que um computador em UCLA enviar a mensagem “log” para um em Stanford, recebendo como resposta “in”, formando assim a palavra “login”.

Na altura a Agência de Projectos Avançados de Investigação (ARPA) cria uma rede de computadores militares – a ARPANet, onde era enviada informação fragmentada em pacotes de dados dando origem à partilha de ficheiros ou dados.

Abandonada na década de 80 pelos militares, mas reaproveitada por várias instituições académicas e departamentos governamentais que se ligaram a essa rede, deu-se início à Internet para o público em geral.

Chega a Portugal em 83, via IESC (Instituto de Engenharia de Sistemas de Computadores), mas só na década de 90 a Internet tem o “boom” que a faz chegar a todos os cantos do planeta e a todas as pessoas, nas suas diferentes vertentes e protocolos, com imagem e vídeo (aka Multimédia), partilhas, jogos, chat, negócios,…

35 Anos depois da primeira experiencia, que evolução nos espera?