A competir desde 2006, Finn "karrigan" Andersen é um dos veteranos mais respeitados do cenário e IGL dos mousesports, equipa que não tem conseguido encontrar o caminho para as vitórias desde que se estabeleceu a pandemia.

O Fraglíder teve a oportunidade de colocar algumas questões ao jogador dinamarquês de 30 anos sobre o atual momento de forma da sua equipa, a adição do lituano Aurimas "Bymas" Pipiras como 6º jogador, a queda acentuada no ranking e as expectativas para o que resta de 2020.

 


"Para nós, o resto da temporada antes da pausa competitiva foi muito decepcionante"

Fraglíder: De Novembro a Abril, a tua equipa foi uma das melhores no cenário mas viu recentemente uma quebra a nível de forma e resultados com a pandemia e os torneios online. Como está a ser lidar com esta situação?

karrigan: Começamos muito bem com um 2º lugar na temporada 11 da ESL Pro League mas depois perdemos um bocado a nossa forma. Penso que não teria sido um grande problema se tívessemos tido a oportunidade de estar todos juntos num bootcamp e resolver tudo.

Para nós, o resto da temporada antes da pausa competitiva foi muito decepcionante. Julgo que a pausa dos jogadores veio numa boa altura para nos afastarmos do trabalho diário e reajustar o nosso foco.

Fraglíder: Os mousesports surpreenderam recentemente com a adição do Bymas enquanto 6º jogador. O que esperas que o jovem possa trazer em geral que vocês ainda não possuem com os jogadores atuais?

karrigan: Em 1º lugar, como mencionaste que o Bymas é muito jovem e ele ainda tem muito para aprender. Portanto, queremos envolver o mesmo na nossa rotina diária e dar-lhe o máximo de conhecimento que conseguirmos para que ele possa estar pronto para nos ajudar no servidor quando o dia chegar.

A sua adição dá-nos mais flexibilidade e segurança uma vez que restrições de viagem, doença ou quedas de forma podem acontecer. Estamos muito felizes em poder contar com ele como opção.

 


"Vai haver um momento em que ele irá ter a sua hipótese e queremos ajudá-lo a estar pronto quando essa altura chegar" (Imagem por HLTV)

Fraglíder: Com mais jogadores a serem adicionados a equipas para além dos 5 iniciais, algumas apostam num lineup rotativo enquanto outras preferem ter apenas o jogador como opção. Qual será o caso do Bymas? Poderemos ver o jogador em ação brevemente?

karrigan: Neste momento não planeamos fazer alterações no quinteto principal. Temos uma fundação de jogo muito sólida com os jogadores do costume e todos eles contam com a minha confiança e a da organização. Para além disso, o Bymas ainda vai para a escola para continuar os seus estudos.

Mas é claro, vai haver um momento em que ele irá ter a sua hipótese e queremos ajudá-lo a estar pronto quando essa altura chegar. Penso que essas mudanças em equipas são geralmente resultado da contribuição de pessoas diferentes – equipa, treinador e organização. No fim de contas, é uma decisão da gestão.

Fraglíder: Em apenas dois meses, os mousesports caíram de #5 para #14 no ranking mundial da HLTV. Esta queda afeta o vosso mental na equipa? Quais são os teus pensamentos sobre o ranking atual?

karrigan: Definitivamente não é o lugar onde nos vemos. Acho que nos estabelecemos como uma das melhores equipas lá fora e cair até este ponto também dificulta a questão de receber convites para eventos. Portanto, vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para regressar ao lugar onde pertencemos.

 


"Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para regressar ao lugar onde pertencemos"

Fraglíder: Estão neste momento em bootcamp para a ESL One Cologne 2020. O que é necessário mudar para vermos os mousesports regressar às vitórias de outros tempos?

karrigan: Julgo que vir para cá e estar novamente na mesma sala, alimentando-nos da energia uns dos outros e ter o nosso regime de treino regular vai ajudar-nos bastante. Sabemos que as qualidades estão todas lá, só precisamos de fazer tudo funcionar novamente.

Fraglíder: Faltam cerca de quatro meses para terminar este ano. O que podemos esperar dos mousesports neste período e que objetivos já estão traçados na equipa?

karrigan: Obviamente, queremos voltar a jogar em finais e vencer torneios. Todos na equipa estão a ganhar confiança ao longo deste bootcamp e eu tenho a certeza que vamos demonstrar e provar a nossa força verdadeira já na ESL One Cologne.

Fraglíder: Obrigado pelo tempo dispendido e boa sorte para os torneios futuros dos mousesports.