Decorreram ontem as finais da LCS EU Spring Split, um jogo que colocou frente a frente as equipa dos fnatic e SK-Gaming, sendo que o grupo League of Legends Portugal decidiu fazer algo pioneiro no nosso país, ao realizar uma Viewing Party deste torneio tanto em Lisboa, como no Porto, dando assim a oportunidade a todos os aficionados de poderem ver e sentir ao vivo o ambiente de um torneio desta magnitude. O Fraglider esteve obviamente presente na Viewing Party do Porto, tendo sido esta realizada no centro cultural Maus Hábitos.

Os dois jogos que se realizaram ontem não contavam com a presença daquela que é considerada por muitos a melhor da Europa, Gambit Gaming. No entanto, sem dúvida que o dia de ontem prometia muita emoção. SK, fnatic, Roccat e Alliance eram as equipas que iriam jogar, sendo que o jogo mais esperado era a Grande Final entre os fnatic e os SK-Gaming, em que os fnatic iam defender o seu título de vencedores da Spring Split da Season 3.


Público pronto para a grande final!

Começando um pouco a falar do evento em si e da nossa experiência no mesmo, não foi difícil encontrar o local visto estar sinalizado com cartazes e também com uma fila imensa de pessoas a querer entrar, o que por si só mostrou que esta Viewing Party tinha à partida todas as condições para ser um sucesso em termos de público.

Na chegada ao recinto fomos logo recebidos pela organização que se mostrou totalmente disponível a ajudar-nos e de seguida nos levou a conhecer toda a logística do evento. Foram-nos apresentadas 3 salas com stream tendo duas delas bar próprio para servir todas as pessoas que viessem ver os jogos, havia também um espaço ao ar livre onde as pessoas se podiam deslocar para fumar. Algo que achamos bastante interessante foram as rifas chamadas "Teeotobola", onde os participantes se podiam habilitar a ganhar vários prémios caso acertassem em diversos tópicos relacionados com os jogos.

Não podemos deixar de referir o grande ambiente que se viveu durante todo o evento, pois foi algo muito positivo ver a comunidade Portuguesa de League of Legends juntar-se num só espaço a torcer pelas suas equipas favoritas e a conviver de uma forma muito saudável. Temos também de dar os parabéns à organização não só pela organização do evento que foi, sem dúvida, muito bem conseguida, mas também pelo apoio incansável que forneceu aos representantes do Fraglider.


Um dos boletins do "Teetobola".

Falando um bocadinho sobre as expectativas deste evento, quando falamos com a organização do mesmo, disseram-nos que inicialmente esperavam ter um evento com 150 pessoas em cada uma das localizações, mas desde muito cedo se aperceberam que esse número iria ser muito maior o que apesar de ser um sinal muito positivo iria tornar as coisas muito complicadas em termos de logística, pois, é muito diferente planear um evento para 150 pessoas do que planear um evento para 300/400 pessoas, o que acabou por se tornar uma das maiores dificuldades com que a organização se deparou.

Em termos de adesão, podemos afirmar que este evento foi um sucesso, pois contou com mais de 300 pessoas dentro do estabelecimento e ainda cerca de 100 a quem não foi permitida a entrada pois toda a estrutura deixaria de ser viável e iria tornar-se mesmo incomodativo para as pessoas que já se encontravam a ver os jogos devido à sobrecarga de público.

Quanto às opiniões gerais, o Fraglider obteve uma resposta unânime, todas as pessoas no evento gostaram imenso de lá ter estado e gostaram de toda a estrutura que este envolveu, desde os giveaways, as salas, os bares à disposição das pessoas, os preços que não eram demasiado avultados, a disponibilidade da organização, da cobertura, sendo que um dos poucos pontos negativos a apontar foi a falta de haver lugares sentados, sem ser no chão, o que aos olhos do Fraglider é compreensível dado que seria muito difícil conseguir arranjar cadeiras para este número avultado de pessoas e assim foi possível racionar o espaço da melhor maneira.

Olhando para uma opinião “diferente”, conseguimos perceber que a dos responsáveis do espaço, foi bastante positiva, pois além dos mesmos estarem presentes no evento e se mostrarem sempre disponíveis a ajudar a organização com qualquer problema, percebemos que se encontravam bastante satisfeitos com o número de pessoas presentes e com todas as repercussões positivas que isto iria trazer à sua casa.


Um dos sitios onde se podia comprar adereços relativos ao LoL.

Em relação aos jogos da EU LCS Spring Split 2014, no primeiro jogo tivemos Roccat vs Alliance, onde se decidia quem ia levar para casa o 3º lugar, em que no final foram os Roccat que arrecadaram esse título, numa sólida vitória de 2-0 sobre os Alliance. No jogo mais esperado da tarde, a grande final entre fnatic e SK-Gaming, tivemos uma final de fazer vibrar o público, onde vimos os fnatic muito fortes, a ganharem os primeiros dois jogos. Os SK-Gaming ainda conseguiram reduzir a desvantagem para 2-1, mas foram “esmagados” no quarto jogo, levando-os mesmo a fazer surrender e a fazer com que os fnatic vencessem o terceiro dos três splits da LCS EU.

No que toca à organização do evento em si, não há nada de relevante a apontar. Tal como já foi dito em cima, as pessoas que estavam por de trás do evento foram espectaculares, não há nada que a gente lhes possa apontar. Sempre preocupados com o nosso bem estar e do público presente, colocaram a stream a tempo e horas, sendo que antes do jogo dos Alliance projetaram alguns vídeos que são feitos e partilhados no reddit/youtube, não houve problemas de internet.

O único aspecto negativo que temos de apontar é o espaço. Não era pequeno, no entanto para a adesão inesperada que o evento teve tornou-se pequeno. Foram 3 salas completamente cheias com pessoal na rua à espera de puderem entrar.

A nosso ver foi um evento, sem dúvida, de grande dimensão, que foi organizado com cabeça, tronco e membros. Soubemos que se tornou impossível realizar algumas actividades que estavam programadas, dado à elevada adesão da comunidade, mas acho que isso ficou colmatado pelo excelente ambiente e convívio.

Para terminar, deixamos então a nossa "avaliação", dando uma nota muito positiva ao evento em si e a toda a sua organização esperando que os próximos sejam iguais, ou melhores.

Em baixo podem ver a entrevista feita com o Pedro "Fintinhas" Lisboa, que foi um dos responsáveis do evento, onde nos fala um pouco sobre si, o gaming e o evento em geral.

Fica assim feito o rescaldo desta LCS Viewing Party, com a opinião dos representantes da Fraglider que estiveram no evento, Tiago "wickenz" Rios e Sofia "suLeao" Leão, e fica também a certeza de que no futuro irão haver mais eventos desta natureza.

Poderás ver o albúm com todas as fotografias que foram tiradas pelo Fraglider, clicando aqui.