Em resposta aos recentes acontecimentos internacionais, o russo Ilya "m0NESY" Osipov pode estar a considerar obter nacionalidade sérvia. A informação foi avançada na quinta-feira pela publicação russa Cybersport, que afirma que a G2 está a tentar avançar com esse processo de forma “urgente”.
O propósito desta mudança é evitar problemas para m0NESY e para a G2, segundo esse site. Afinal, vários países e regiões têm aplicado sanções à Rússia e limitações aos russos, o que traz alguma pressão para clubes e jogadores de esports, dado que parte do seu trabalho inclui viagens pelo globo.
Aliás, entre outros exemplos, podemos olhar para a decisão que a ESL tomou recentemente: jogadores de clubes ligados ao governo russo (Gambit e Virtus.pro são os dois conhecidos) só podem participar na ESL Pro League de forma neutra, não usando identificação do clube ou de patrocinadores. Antes desta, também BLAST ou Elisa foram organizadoras que decidiram suspender clubes russos.
Também na quinta-feira, uma reportagem da Dexerto mostrou que decisões como esta não se cingem apenas à G2 ou a m0NESY. Por lá, pode ler-se o COO da NAVI, Alexey "xaoc" Kucherov, a referir que há muitos jogadores russos a pensar numa mudança de nacionalidade “porque já sabem o que lhes espera no futuro.”