Portugal é cada vez mais representado na Challenger Tier em Solo Queue no que toca a League of Legends. No final da Season 3 Portugal acabou representado apenas por um elemento nesta tier, Dragoon, ele que foi o primeiro Português a atingir a mais alta liga no que toca a Solo Queue e o único a lá terminar. Além dele, mais dois Portugueses atingiram a Challenger Tier durante a Season 3. Porém, as coisas estão bem diferentes neste início da Season 4.

Actualmente, Portugal tem 5 jogadores no top 200 Europeu. Além de Dragoon, outros 3 Portugueses, sendo que 2 deles nunca se encontraram em Challenger. Falamos de Nazgul, Natsu, LeChase, e Vodkita. O jogador melhor posicionado é Vodkita com, no momento, 381 pontos. Já Dragoon é o ultimo classificado Português da liga com 51 pontos muito devido à sua recente chegada a esta. Prè foi outro dos jogadores que representou Portugal na Challenger Tier, mas que entretanto foi despromovido.

Fomos ao encontro dos jogadores, sendo que alguns nos deixaram as seguintes palavras:

Vodkita
é um jogador menos conhecido a nível nacional mas com uma reputação bastante alta a nível internacional. Apesar de não ter atingido Challenger durante a Season 3, participou em várias GO4LoL’s com a sua equipa internacional e acabou sempre bem posicionado! Além disso, em Dezembro, participou na equipa de forellenlord. Joga essencialmente Top Lane.

«O meu nome é José e tenho 19 anos. Nasci na Venezuela e comecei a jogar League of Legends na Season 1 no servidor NA onde joguei até ao fim da season 2 terminando com 1900 (de salientar os 160 ping, aproximadamente).

Actualmente, jogo cerca de 12h por dia!

Durante a Season 3, e apesar de jogar apenas para me divertir, consegui ser "High" Diamond I, por isso sabia que se levasse isto um pouco mais a sério teria possibilidades de atingir Challenger na Season 4, especialmente agora que há 200 spots.

Para os que querem tentar atingir este nível, essencialmente tentem jogar só uma posição e dêm master em 3 champs. As possibilidades de atingir este nível dessa forma serão mais elevadas!»
 

 
LeChase atingiu a Challenger Tier durante a pre-season e acabou por voltar lá nesta nova season. Joga essencialmente Jungle e encontra-se com, actualmente, 294 pontos. Grande parte dos seus jogos foram de Vi e Lee Sin, mas tem vindo a destacar-se, ultimamente com o uso de Gragas.
 
«Para dizer a verdade, chegar a Challenger não me deu um grande boost de confiança. Alias, senti mais esse "boost" na Season 3 do que agora. Nesta Season basta spammar soloQ que se chega cá.

Para as pessoas que realmente querem melhorar, dediquem o tempo que acham que deviam dedicar ao jogo, desde que não afecte a vida pessoal! Não tenham problemas em spammar soloQ, pois isso irá melhorar bastante as vossas mecânicas! Depois de terem as mecânicas a um nível elevado preocupem-se com outras questões como o entendimento do jogo. Não dêm demasiada importância quando perdem muitos jogos ou quando não têm a melhor equipa, isso acabará por mudar! No fim, quem realmente gosta e quer melhorar, acabará por melhorar!

Para quem me quiser ver e seguir, http://www.twitch.tv/LeChase1 !»

Natsu é mais um dos jogadores que nunca tinha atingido Challenger e que o fez bem cedo neste ínicio de Season 4. Joga essencialmente support e cerca de 60% dos seus jogos nesta Season foram de Annie! Apesar de jogar a support, a sua build de Annie é tudo menos a de um support!
 
«Boas, o meu nome é André Brito, tenho 21 anos e sou da zona de Lisboa. O meu summoner name é Natsu Drágneel e já jogo League of Legends desde a Season 1.

Chegar a Challenger foi um objectivo ao qual me comprometi durante o final da season 3. Agora que já estou em Challenger os meus objectivos é manter-me lá, e tentar evoluir como streamer e jogador, para arranjar uma equipa que tenha como objectivo LCS ou tentar tornar-me num streamer profissional!

Em relação a conselhos para o pessoal, o maior conselho que posso dar, e que muita gente concordaria de certeza é não ter "medo" de jogar e perder. Muita gente tem aquilo a que se chama "ladder anxiety", ou seja, as pessoas querem jogar competitivamente mas têm receio de perder e, por consequência, o seu rating baixa. Isto é totalmente aceitável, mas se uma pessoa não arriscar e não cometer erros e mais importante, reconhecer o erro que fez, é muito dificil melhorar.

Outro aspecto muito importante é não ficarem irritados/chateados com o que se está a passar no jogo. Estando irritado, é muito dificil para uma pessoa admitir e ver que cometeu um erro e tem tendência a atirar as culpas para cima de outra pessoa. Mesmo que uma outra pessoa tenha culpa de uma situação em específico (um gank falhado, morrer sem necessidade, ou estar simplesmente a trollar), chamar-lhe nomes ou ficar irritado sobre a situação não vai ajudar em nada a ganhar o jogo. Isso só vai piorar a situação, prejudicar a equipa inteira e comprometer uma potencial vitória.

TLDR: Reconhecer os erros que cometem, tentar não voltar a repeti-los, não atirar as culpas para cima dos outros e acima de tudo, jogar/praticar!

Para quem me quiser seguir, pode faze-lo através da minha página do facebook, https://www.facebook.com/ftwnatsu , ou na twitch, http://www.twitch.tv/ftwnatsu»

 

Nazgul joga essencialmente Mid Lane e a par de Natsu, Prè e Vodkita, nunca tinha atingido Challenger. É main Katarina e aproveitou as suas skills com este champion para chegar até esta liga! Neste momento encontra-se com 130 pontos!
 

«O meu nome é David e tenho 21 anos. Estou a tirar o curso de Gestão em Lisboa. Jogo, em média, 6 horas por dia, dependendo dos dias, obviamente.

Já tinha o objectivo de chegar a Challenger nesta Season 4. Foi por isso que decidi spammar jogos de Katarina, sabia que assim conseguiria chegar lá antes das vagas se preencherem todas! Agora que cá estou, vou aproveitar para melhorar a minha champion pool e possivelmente pôr mais dois ou três champions ao nível da minha Katarina e Nidalee.

Outro objectivo a curto prazo é participar em mais eventos online e offline e pertencer a uma team séria com projectos sérios!

Para todos que pretendem melhorar, tentem especializar-se numa lane e escolham só 2 ou 3 heróis que curtam jogar e tentem jogar ranked games o máximo de vezes possível com esses heróis! A medida que vão jogando com eles, vão dominando cada vez mais e acabam por subir facilmente. Quando ja estiverem num nível elevado, têm a oportunidade de praticar outros heróis e aprender os melhores!

Para quem me quiser ver e seguir, http://www.twitch.tv/davidf15 !»
 

 
 
Dragoon é, atualmente, uma das mais jovens promessas do League of Legends Português. Desde a Season 3 que é visto como o melhor jogador a atuar em Portugal e com a sua constante presença em Challenger, essa posição fica cada vez mais vincada! Actualmente, e segundo o próprio, está à procura de uma oportunidade para atingir a LCS!
 

Por último, Prè foi um dos jogadores que apareceu em Challenger repentinamente. Infelizmente, acabou por ser demoted apesar de se ter encontrado com 350 pontos, aproximadamente, tendo sido o Português melhor classificado na tier. Encontra-se agora em Diamond I!

 



Esperamos que tenham ficado a saber um pouco mais dos jogadores que representam o nosso país ao mais alto nível, no League of Legends.

O FRAGlíder continuará a acompanhar estes jogadores e trará até ti toda a informação!