Ana Moser, ministra brasileira do desporto, afirmou que não considera o esports como um desporto e que não pretende investir nos desportos virtuais. A ministra referiu ainda que vê o esports como um entretenimento.
Numa entrevista dada à UOL, a ministra do desporto respondeu o seguinte a um jornalista, que referiu ter jogado FIFA durante a pandemia e ter visto isso como desporto: “Não tenho essa intenção de investir no esports. No meu entendimento, não é desporto. A meu ver, o desporto eletrónico é entretenimento. Uma indústria de entretenimento não é desporto. Então, o que fizeste [jogar jogos] foi divertir-te, não praticaste nenhum desporto”.
Ana Moser respondeu ao argumento de que os atletas de esports têm uma rotina de atleta profissional da seguinte forma: “A Ivete Sangalo também treina para dar shows e ela não é atleta da música, ela é uma artista que trabalha com entretenimento”.
As reações às declarações da ministra
Após estes comentários, várias personalidades do esports brasileira já reagiram. Entre eles está Gabriel “FalleN” Toledo que referiu que é necessário existir um diálogo com a ministra, para que esta consiga perceber a importância do esports. O jogador visou ainda que é importante existirem legislações para fomentar o investimento na modalidade.
“Existe um mundo que a nova ministra claramente ainda não conhece. Se fizermos isto da maneira correta, temos muito a ganhar com diálogos e representações sobre o nosso universo, em todos os meios, inclusive na política”, disse FalleN.
Já Alexandre “Gaules” Borba vê as coisas de outra forma. O famoso streamer reagiu da seguinte forma aos comentários da ministra: “Nunca precisamos e nem vamos precisar dessas pessoas para dizer se é desporto ou não. Nunca precisamos dessas pessoas e nunca vamos precisar”.
As opiniões vão se dividindo, mas o certo é que estes comentários da ministra brasileira surgem logo após o Brasil ter recebido o seu primeiro Major de CS:GO. De referir que no próximo ano vai ser realizado um torneio IEM no Brasil, tal como confirmou a ESL.
Ainda dentro deste tema, em maio de 2022, Shaquille O’Neal, famoso ex-jogador de NBA, afirmou que os jogadores profissionais de esports são atletas. O norte-americano considera inevitável não olhar para estes jogadores como atletas profissionais.