A Riot Games anunciou a introdução do modo competitivo na versão BETA do Valorant, entrando em vigor após a atualização 0.49 e estará disponível inicialmente apenas para a Europa e América do Norte.
O modo competitivo de Valorant terá as mesmas regras e o mesmo formato do modo sem classificação, sendo introduzido para os jogadores mais competitivos que querem lutar pelo melhor ranking. No entanto, para aqueles que não querem jogar a versão competitiva, o modo sem classificação irá permanecer ativo.
A Riot Games referiu ainda que como este modo de jogo irá ser introduzido na versão BETA, é possível que durante curtos espaços de tempo, este modo seja desativado, com o intuito de na versão final do jogo estar tudo aprimorado ao máximo.

Os diversos ranks presentes no sistema competitivo do VALORANT.
A criadora do FPS teve em atenção as críticas elaboradas ao sistema competitivo de outros jogos, informando que irão combater o uso de contas smurf, reduzir o elojob (boost de contas) e tentarão ao máximo garantir que todos os jogadores sejam colocados em partidas com outros jogadores do mesmo nível.
Em seguida irão poder ler um pequeno resumo por tópicos lançado pela própria Riot sobre este sistema que pretendem implementar:
- Serão precisos 20 jogos no modo sem classificação para habilitar o modo competitivo;
- Irão existir 8 ranks, e em cada rank irá existir 3 tiers, excepto no rank mais alto do jogo, que se irá chamar VALORANT;
- Será possível criar lobbys competitivos até 5 jogadores, com no máximo 2 ranks de distância um do outro;
- Após 14 dias de inatividade o rank deixará de ser visível, no entanto, não será perdido;
- Os ranks alcançado no BETA fechado não serão mantidos após o lançamento oficial.
Após a realização dos 20 jogos no modo sem classificação, o jogo irá atribuir um rank de entre os 8 ranks existentes: Ferro, Bronze, Prata, Ouro, Platina, Diamante, Imortal e VALORANT. O sistema de cáculo de rank irá ter em atenção não só o número de vitórias, embora este seja o fator mais importante, mas também o desempenho individual de cada jogador.
No rank VALORANT, apenas as vitórias serão contabilizadas, pois a Riot acredita que para chegar a este rank, todos os jogadores têm sempre um grande desempenho individual. O Valorant foi lançado na sua versão BETA no dia 7 de Abril de 2020, e a Riot Games, produtora do jogo irá agora iniciar os primeiros testes no sistema competitivo do jogo que poderá sofrer algumas alterações até ao lançamento oficial no Verão.