MOUZ apurou-se na tarde deste domingo (9) para o BLAST.tv Paris Major 2023. A equipa do luso-alemão Jon “JDC” de Castro surpreendeu a FaZe e garantiu um lugar na Challengers Stage, ao mesmo tempo que empurrou a vencedora do PGL Major Antwerp 2022 para o Last Chance Qualifier.

O bom nível exibido pela MOUZ, que já tinha colocado a Virtus.pro fora de prova no dia anterior, começou a fazer-se sentir logo em Nuke, mapa que até foi escolhido pela FaZe. A equipa internacional conseguiu um CT side muito competente, com todas as peças a funcionar, e chegou aos dois dígitos no marcador logo na primeira metade. Depois de estar feito metade do trabalho, a equipa liderada por Christopher “dexter” Nong chegou ao 16-8 no T side e começou a desenhar a surpresa.

Obrigada a ter que puxar dos galões, a FaZe fez isso mesmo em Ancient e também foi capaz de vencer no mapa do adversário. Embora as coisas não parecessem animadoras para a equipa de Finn “karrigan” Andersen, que conseguiu uma magra vantagem de 8-7 no CT side, tudo se compôs na hora de atacar. Uma ofensiva bem montada pelos vencedores de um dos Major de 2022 levou a um resultado de 16-9 que adiou a decisão para Inferno.

O terceiro mapa começou com a FaZe a atacar e a sair também na frente do marcador com um parcial de 9-6. Na segunda parte, o equilíbrio prevaleceu e a MOUZ conseguiu replicar o sucesso do adversário para adiar ainda mais a decisão e forçar o prolongamento. No desempate, a balança pendeu definitivamente para o lado da equipa menor cotada, que venceu as quatro rondas de uma assentada para chegar ao 19-15.

Um dia depois dos atuais campeões em título terem sido afastados, curiosamente também às suas mãos, a MOUZ volta a deixar uma equipa vencedora do Major em apuros. A emblemática organização segue para Paris, mas a FaZe tem já os alarmes a soar e vai ter de passar pela última hipótese de apuramento, o Last Chance Qualifier.

Bad News Eagles são Legend, Apeks e OG também apurados

O dia começou com o tiebreaker do quarto lugar entre duas equipas já apuradas, Bad News EaglesGamerLegion, mas onde só uma podia conseguir o estatuto de Legend. Essa proeza foi conseguida pela equipa do Kosovo, ao cabo de três mapas.

Depois de uma vitória tranquila por 16-7 em Mirage, muito por culpa de um T side que rendeu 11 dessas rondas, a BNE levou o adversário ao limite em Ancient, mas a equipa internacional aguentou a pressão e confirmou o mapa que escolheu com o resultado de 16-14. No terceiro mapa, Vertigo, voltou ainda assim a prevalecer o T side das águias, que abriu caminho a nova vitória por 16-7 e confirmação do estatuto de Legend.

No entanto, houve ainda espaço para mais duas equipas se apurarem para o último Major da história do CS:GO. A OG, que começou o torneio com duas derrotas consecutivas, conseguiu a reverse sweep e garantiu o apuramento ao vencer a Falcons em dois mapas. Os parciais de 16-8 em Vertigo16-13 em Mirage garantiram o apuramento ao lineup internacional e empurraram a equipa de Kenny “kennyS” Schrub para o Last Chance Qualifier.

A última equipa a garantir o apuramento este domingo foi a Apeks, que bateu a B8 em dois mapas e também enviou os ucranianos para o último qualificador. O momento chave da série foi a vitória da equipa de Joakim “jkaem” Myrbostad no primeiro mapa, Vertigo, que foi escolhido pelo adversário. Ao fim de longos prolongamentos, a Apeks venceu por 25-23 e quebrou a resistência da B8, que já não teve força anímica para impedir o fim da série em Anubis, mapa que terminou com o resultado de 16-7.

Fechadas as contas do RMR A europeu, sucede-se agora o RMR B. No entanto, as três equipas que vão disputar o Last Chance Qualifier só voltam ao servidor a 1415 de abril, juntamente com as três equipas do segundo grupo que chegarem a este último qualificador.