s1mple
Fotografia: Miguel Pinto/Fraglider

A NAVI é a primeira finalista confirmada para a final de domingo na BLAST Premier Spring Final, em Lisboa. O clube ucraniano conseguiu o feito após uma vitória sobre a OG, por 2-1.

No primeiro dia de portas abertas ao público, a NAVI foi exemplar e mostrou que a experiência também conta num palco como estes. Oleksandr “s1mple” Kostyliev e companhia foram algo dominantes na sua escolha, mas depois teve de suar para fechar a série.

Já de seguida vai haver G2 contra Vitality, duas equipas que vão estar à procura da última vaga na grande final, que terá como grande prémio um cheque de 200 mil dólares e um lugar na BLAST Premier World Final.

NAVI não teve problemas na sua pick

O primeiro mapa a ser jogado na Altice Arena foi Dust2, escolha da NAVI, mas foi a OG a vencer a pistol CT nas costas de uma tripla do stand-in Abdulkhalik “degster” Gasanov. De armas na mão, no entanto, o clube ucraniano mostrou um claro domínio e só perdeu uma ronda devido a uma boa tripla de Shahar “flameZ” Shushan (7-3).

O israelita voltou depois a ser peça-chave para a OG com um 1vs2, que abriu caminho para a equipa internacional empatar tudo no 7-7. A NAVI saíria por cima ao intervalo, ainda assim, com s1mple e Ilya “Perfecto” Zalutskiy a serem autênticas dores de cabeça com várias multikills.

Agora na defesa, um retake em 5vs5 perfeito deu a segunda pistol à NAVI, que depois contou com o stand-in Viktor “sdy” Orudzhev a fechar um 1vs1 para contrariar o force da OG. Os homens de Nemanja “nexa” Isaković venceu depois duas, mas, com nomes como sdy a brilharem (nota para a grande quadra que deu o 13-9), a NAVI não teve muitos problemas em rematar tudo no 16-9.

OG vingou-se da NAVI em Inferno

Apesar de ter sofrido uma derrota dura no primeiro Inferno que jogou contra NAVI nesta BLAST, em Lisboa, a OG voltou a escolher o mapa para esta semifinal. s1mple até abriu o desafio com uma tripla limpa para dar a pistol CT à sua equipa, mas a equipa internacional estava muito mais preparada do que no início do torneio.

A OG ripostou imediatamente a pistol perdida e só foi parada depois ter já garantido um 6-1. Apesar de a NAVI ter fortificado a defesa para vencer três consecutivas, degster foi inspirando a sua equipa para continuar a dominar o lado ofensivo. Aliás, a NAVI só meteu a última ronda da primeira parte (5-10) porque Valerii “b1t” Vakhovskyi impediu um 1vs3 de Adam “NEOFRAG” Zouhar.

Apesar da desvantagem, a NAVI entrou com muita calma e segurança na segunda parte, vencendo cinco seguidas para empatar o resultado. Daí, a OG fez crer que iria fechar o mapa com suavidade (14-10), mas teve de se manter muito firme para não deixar que forces perdidos influenciassem a calma que precisava para assinar um 16-14, mesmo com s1mple a ser o melhor jogador do mapa (rating de 1.41).

Mas também a NAVI se pôde vingar em Mirage

Também se jogou Mirage na série que as duas equipas tiveram no início do torneio e, desta feita, era a NAVI atrás da vingança. Os ucranianos entraram a rasgar com três no ataque depois de sdy encontrar três adversários na ronda de pistolas. A questão é que, com degster em grande forma, a OG foi pavimentando o caminho para o 6-4.

Apenas de Deagle, s1mple voltou a pôr a NAVI no placar com uma quatro e o clube ucraniano sucedeu isso com um 2vs4 para empatar o resultado (6-6). Até ao final da primeira parte, ainda assim, tudo continuaria a ser bem renhido, com a OG a trocar de lado com a vantagem mínima (8-7).

Na segunda e última parte, apesar das rondas bem disputadas e dos esforços da OG, a verdade é que a NAVI perdeu apenas duas rondas antes de fechar a série, com um 16-10, no qual Denis “electroNic” Sharipov foi o destaque com 35 eliminações.

Podes acompanhar tudo na nossa página de cobertura.