O vencedor do Six Invitational é brasileiro e é da Ninjas in Pyjamas.
O pontapé de saída da competição foi dado no dia 11 de maio reunindo no Palácio Brongniart em Paris as vinte melhores equipas de Rainbow Six Siege. As equipas foram distribuídas em dois grupos de dez equipas, sendo que as quatro primeiras avançavam para a Upper Bracket e as outras cinco garantiam vaga nos playoffs pela Lower Bracket, a última do grupo terminava eliminada.
As equipas garantiram lugar na competição depois de somarem pontos nas competições regionais e outros torneios do circuito. Dezasseis delas conseguiram a vaga pelos pontos somados, as quatros restantes garantiram por qualificador regional na Europa, América Latina, Àsia e Pacífico e América do Norte.
Paris foi a cidade escolhida para juntar as melhores formações de Rainbow Six (Foto: Ubisoft/Kirill Bashkirov)
No grupo B, a Virtus.pro acabou impedida de participar depois do capitão da equipa e o analista terem testado positivo para a covid-19. À semelhança do conjunto russo, a Wildcard também desistiu do Six Invitational, esta por restrições do seu país à saída do mesmo também por causa do coronavírus.
Uma das deceções da competição foi a formação europeia da G2, equipa com histórico na modalidade terminou o seu grupo no oitavo lugar, caíndo aos pés da Parabellum nos playoffs.
As equipas brasileiras acabaram por dominar a competição. Ninjas in Pyjamas venceu a Upper Bracket da competição e as próprias formações da Team oNe e FURIA, equipas sem grandes expectativas, deram um ar da sua graça batendo frente a frente com algumas potências europeias, vencendo inclusive a G2 nos grupos.
Além da já mencionada NIP; MIBR, Team Liquid e FaZe Clan foram as equipas brasileiras que mais longe foram na competição. Estas duas últimas que protagonizaram um dos jogos mais intensos do Six Invitational e com mais história à mistura por toda a rivalidade que cerca estas equipas, vencido no entanto por Liquid.
Liquid vingou-se de MIBR na competição (Foto: Ubisoft/Kirill Bashkirov)
Apesar da boa companha de MIBR, elenco contratado à Team oNe há semanas atrás, foram as únicas equipas que não mexeram na última janela de transferências a protagonizar a final da competição, NIP e Team Liquid. A primeira repete o feito do último Six Invitational realizado em 2020, perdendo na final contra a Spacestation.
Ninjas in Pyjamas começou com um mapa de vantagem na série, tendo sido decidido que Café Dostoyevski seria o primeiro mapa da grande final. A equipa de Gustavo "Psycho" Rigal e companhia aplicou um placar elástico de 7-2 sobre a formação de Thiago "xS3xyCake" Reis, ampliando a vantagem para 2-0.
O segundo mapa foi Chalet, palco que poderia fechar a série à melhor de cinco para a Ninjas in Pyjamas. Liquid não cedeu apesar da pressão e levou vencido por 7-3. Naquele que parecia ser o mapa da vitória pelos Ninjas, a equipa de André "nesk" Oliveira obrigou o oponente a ir a overtime em Clubhouse. Por 8-6, Liquid levou a decisão do vencedor para o último e decisivo mapa, Consolado.
No quarto mapa da série, Ninjas in Pyjamas abriram uma vantagem de 6-0 na primeira metade da partida. Precisando apenas de um ponto, NIP não desperdiçou a vantagem e fechou o mapa por 7-2.
NIP conquista o primeiro grande evento internacional de Rainbow Six Siege e leva para casa um milhão de dólares.