Por acordo firmado entre as duas empresas, os aparelhos da Nokia serão compatíveis com o formato de música do Windows Media Player.

A Nokia e Microsoft anunciaram um acordo que permitirá aos internautas comprar mais facilmente músicas online para ouvi-las em telemóveis ou computadores portáteis.

Pelo pacto, os aparelhos da Nokia serão compatíveis com o formato de música do Windows Media. A Microsoft, por sua vez, introduzirá padrões abertos de compressão de música digital no seu player para computadores pessoais.

A decisão surpreendeu os analistas, uma vez que a Nokia nunca viu com bons olhos a supremacia da Microsoft no mercado de softwares. “A Nokia teve de mudar algumas posições ortodoxas para realizar o negócio com a Microsoft”, declarou Ben Wood, da consultoria Gartner, à agência de notícias Reuters.

Anssi Vanjoki, diretor do departamento de multimídia da Nokia, sem dar importância para o comentário de Ben, disse na 3GSM, maior feira mundial do sector de telefonia móvel, que seria difícil achar melhor parceiro do que “o rei dos PCs”.