A Valve, produtora do CS:GO, voltou a mudar de ideias quanto ao processo de apuramento e implementou novas regras para as próximas temporadas.
Mais um ano e mais uma oportunidade para as equipas portuguesas conquistarem um sonho, que perdura na cabeça da comunidade: chegar a um Major. O primeiro emblema português a conseguir foi a Sharks, treinada por Hélder "coachi" Sancho, mas até ao momento nenhum lineup, com core português, chegou ao campeonato do mundo de CS:GO.
Mais vagas, mas mais concorrência
Um dos planos da Valve é diminuir o número de regiões e colocar a disputa das vagas num único torneio, realizado em LAN. Como o apuramento será realizado apenas num evento, o sistema de pontos acabou por ser abandonado.
A justificação é simples: a empresa quer que o Major tenha as melhores equipas do Mundo, relembrando que Copenhagen Flames e Movistar Riders conseguiram o apuramento, para o PGL Major Stockholm 2021, participando apenas no último evento RMR.
Esta junção das regiões traz mais vagas, mas também mais concorrência, uma vez que a Europa junta-se à região CIS. Das 24 equipas apuradas para o PGL Major: Antuérpia, 16 serão do velho continente, no entanto, tudo pode mudar uma vez que as vagas vão passar a ser atribuídas perante a performance de cada região.
No caso de não ser possível efetuar os torneios em LAN, a Valve manterá as pequenas regiões originais, mas Europa e CIS permanecerão juntas.
Formatos ganham consistência
No longo regulamento lançado pela produtora do CS:GO os formatos também ganham consistência. A partir de agora a maneira de como os eventos são realizados depende, exclusivamente, da quantidade de vagas que atribui:
– 1 a 2 vagas: Grupo GSL de 4 equipas
– 3 a 4 vagas: Bracket de eliminação dupla
– 5 a 8 vagas: Formato suíço
– 9 ou mais vagas: Divisão em vários grupos
Tendo em conta que para o PGL Major: Antuérpia 2022 a Europa vai atribuir 16 vagas, os regulamentos obrigaram à divisão em dois grupos: Europa A e Europa B. Ambos os grupos serão disputados em formato suíço e oferecem 8 vagas cada, mas com estatutos diferentes, eis a distribuição:
| Europa A | Europa B |
| 4 Vagas Legends | 3 Vagas Legends |
| 2 Vagas Challengers | 4 Vagas Challengers |
| 2 Vagas Contenders | 1 Vaga Contender |
O caminho até à Antuérpia
Até ao momento ainda não se sabe qual será o processo de qualificação para o evento RMR, mas a organização do mesmo fica a cargo da PGL. As equipas portuguesas terão de fazer o caminho mais longo através dos qualificadores abertos.
Calendário dos qualificadores:
Q. Aberto #1 – 22 e 23 de Fevereiro – 4 vagas – Cobertura
Q. Aberto #2 – 1 e 2 de Março – 4 vagas
Q. Aberto #3 – 3 e 4 de Março – 5 vagas
Q. Aberto #4 – 5 e 6 de Março – 5 vagas
O torneio de apuramento deverá decorrer algures em abril, e ao todo há cerca de 19 vagas dedicadas para as equipas apuradas através dos qualificadores. De acordo com a Valve estes serão alguns dos emblemas presentes nos diferentes grupos europeus:
| Europa A |
Europa B |
||
NAVI |
Virtus.pro |
G2 |
Gambit |
Heroic |
Vitality |
NIP |
Entropiq |
CPH Flames |
Astralis |
FaZe |
MOUZ |
ENCE |
Qualificador |
Qualificador |
Qualificador |
Qualificador |
Qualificador |
Qualificador |
Qualificador |
Qualificador |
Qualificador |
Qualificador |
Qualificador |
Qualificador |
Qualificador |
Qualificador |
Qualificador |
Qualificador |
Qualificador |
Qualificador |
Qualificador |
NAVI
Virtus.pro
G2
Heroic
Vitality
NIP