Desde o momento em que foi anunciada que a Gaming Paradise despertou bastante interesse por parte da comunidade, uma vez que era um novo conceito de torneio.
Embora as condições anunciadas fossem bastante atrativas e prometessem um grande evento, desde logo se notou, no qualificador que juntou os
Team Kinguin,
FlipSid3,
K1CK.hu (na altura como Team Rock) e os
Dobry&Gaming (antigos Gamers2), que haviam algumas falhas na organização, nomeadamente no que tocava a cumprir horários.
No entanto, esperou-se que no evento final as coisas corressem melhor, coisa que acabou por não acontecer e que ao contrário do que havia acontecido no qualificador, os atrasos foram bastantes significativos e houveram falhas bastante graves por parte da organização.
Começando então pelo primeira dia da
Gaming Paradise, a qual estava prevista decorrer entre os dias 6 e 8 de Setembro, acabou apenas por começar no dia 7 por volta das 09h00 devido a vários atrasos relacionados com o hardware, tendo sido informado ao público que o carro que era suposto transportar todo o hardware para o evento tinha desaparecido.
Logo nesta altura os espectadores começaram a perder a confiança no torneio e já muitos previam que o torneio não iria terminar a tempo e horas, o que se agravou pelo facto de algumas equipas e jogadores terem já voos marcados para o Dubai onde se irá realizar durante os próximos dias a ESL ESEA Pro League Invitational.
Depois de todos os jogos de domingo terem passado para o dia seguinte, a maior parte dos jogos acabaram por se atrasar ainda mais hora desde o horário planeado.
Assim sendo, depois de todo o sucedido com os horários e com o calendário do evento, quando todos achavam que as coisas já não podiam piorar, ainda surgiram problemas ao longo do terceiro dia de evento, problemas esses relacionados com a parte financeira, uma vez que os jogadores tiveram os seus passaportes confiscados porque o local onde todo o torneio estava a decorrer e o material não havia sido pago pela entidade responsável pelo torneio.
Com tudo isto, as notícias que foram passadas cá para fora por parte dos diversos meios de comunicação levaram a comunidade a achar que os jogadores iriam ter problemas com a partida para o Dubai. Mas, após esse incidente e com bastante pressão a ser feita sobre os organizadores do evento, houveram alguns jogadores a relatarem por via das suas redes sociais que o torneio havia sido cancelado, facto que acabou por não se confirmar tendo a organização conversado com os jogadores e managers das equipas de forma a dar seguimento ao torneio, sem garantias de prizepool.
Assim que a poeira acentou e os jogos voltaram o CEO da Gaming.rs (uma das entidades responsáveis pelo torneio) Petar Marković fez um comunicado na stream a explicar os problemas do evento.
Já mais para o fim do torneio e quando tudo já estava tratado e o torneio já estava a andar as estruturas previamente planeadas tiveram de ser alteradas de forma a que o torneio terminasse o mais rápido possível para que os jogadores pudessem descansar e apanhar os seus voos.

Team Kinguin na ESL One Cologne
No final das contas os grandes vencedores foram os
Team Kinguin, do jogador português
Ricardo "fox" Pacheco, que venceram por dois mapas a zero a equipa dos Natus Vincere.