O DotA 2 em Portugal está ainda muito longe do profissionalismo e é também consensual que as nossas melhores equipas ainda não conseguem competir verdadeiramente com as grandes equipas Internacionais. No entanto, há um Português que tem vindo a dar cartas a jogar por uma equipa internacional recém-formada, e que se vai batendo por conquistar um lugar na elite Europeia.

João "Padrinho" Silva venceu o Hitbox Fraglíder DotA 2 Cup pelos MissTexis
O Fraglíder foi então à procura do João "Padrinho" Silva, jogador dos Balkan Bears Corleone e vencedor pelos MissTexis do Hitbox Fraglíder DotA 2 Cup. Numa entrevista sem papas na língua, o João apontou o dedo a algumas falhas na organização do nosso torneio e falou da sua experiência e expectativas para o seu futuro e para o futuro do DotA nacional.
Aqui fica então essa entrevista na integra.
Olá João! Antes de mais, para quem não te conhece muito bem, podes apresentar-te?
O meu nome é João Silva, tenho 24 anos e jogo DotA desde que saiu a primeira versão , há 7/8 anos, não me lembro.
Acabaste de vencer o Hitbox Fraglíder DotA 2 Cup. Quanto tempo de treino tiveram os MissTexis para este torneio?
Nenhum.
O que achaste do torneio em si e do nível das equipas que participaram?
Não gostei da organização, achei que esteve mal, pois um Best Of 3 nunca na vida demora 4 horas, ainda por cima na meta em que estamos com jogos de 15/20 minutos. Quanto às equipas não posso falar muito, porque não sei se jogam regularmente ou não, mas é sempre engraçado jogar torneios com pessoas portuguesas.
Tu és oficialmente membro dos Balkan Bears Corleone (BBC), equipa que neste momento estará na 2ª ou 3ª linha das melhores equipas da Europa. Fala-nos um pouco daquilo que é a tua realidade enquanto membro de uma grande equipa Internacional.
Segunda ou terceira linha? Isso parece-me um exagero. A equipa é muito recente ou seja não temos muito team play e ainda não sabemos muito bem como todos jogam. Nesta meta em que todos os jogos são rápidos, cheios de 5 man pushes, se a equipa não estiver coordenada é mais dificil ganhar. Ainda temos muito que treinar para sermos considerados umas das melhores da Europa.

Na tua opinião portanto, pensas que é prematuro pensar que há possibilidades de garantires um lugar no The International 5 através dos qualificadores com os BBC?
Nada é impossível, depende sempre do tempo que a equipa quer gastar a treinar, etc. Ganhamos a muitas equipas de topo mesmo com o pouco treino que temos, como por exemplo aos Power Rangers. Também treinamos muitas vezes contra os Meet Your Makers, NVIM, entre outros. Não sei, mas é possivel. Vamos ver o que vai acontecer com a nova meta que vai entrar, como modifica o jogo e como os jogadores se habituam a ela.
Consegues imaginar alguma equipa Portuguesa a atingir o nível dos BBC num futuro próximo?
Os jogadores dos MissTexis são os únicos que, na minha opinião, se quisessem, poderiam atingir o nível de Tier 2 e com trabalho o Tier 1. É como disse antes, qualquer equipa consegue virar "pro", basta treinarem e quererem porque as equipas "pros" não nasceram assim, eram iguais a todos os que jogavam os seus pubs com os amigos, etc., até decidirem criar uma equipa séria para jogarem profissionalmente.
Como foi voltar a jogar com uma equipa exclusivamente Portuguesa? Era algo que, caso os BBC acabassem, gostarias de voltar a fazer "full time" ?
"Como foi voltar a jogar"? Nada de mais, eu continuo a jogar com eles pubs, com o sQuO, moum, gustamp, hendrix, portanto nada de mais. Antes de fazer os BBC tinha falado com eles para fazermos algo, mas nem todos tinham muito tempo para treinar e então criei os BBC. No início, foi mais para o fun, mas depois vi que realmente sem treino conseguiamos ganhar a equipas Tier 2 e dar luta a equipas Tier 1. Foi aí que lhes disse para começarmos a treinar mais para ver no que dá. Respondendo-te, não me vejo a jogar noutra equipa se esta não der certo, mas nunca se sabe.
Agora que o nosso torneio terminou, vamos ver-te a participar com os MissTexis em mais algum torneio, como por exemplo o Meet uP?
Não sei.
Relativamente à comunidade Nacional, apesar do boom que o DotA tem tido a nível Mundial, o DotA nacional continua muito pobre a nível de torneios e mobilização de pessoas. O Hitbox Fraglíder DotA 2 Cup por exemplo, não conseguiu atingir as 200 pessoas em simultâneo no stream. A que achas que este desinteresse naquele que foi até agora o unico torneio nacional do ano com total cobertura se deve?
Primeiro, na minha opinião, a Hitbox é muito má! E depois como disse nas primeiras perguntas a organização foi o que foi, quando o nosso jogo acabou as pessoas que estavam a ver se quisessem continuar a ver tinham que esperar 2 horas e tal. Se eu fosse espectador, não ia estar a espera 2 horas para continuar a ver o torneio.
Só quando houver pelo menos 3/4 equipas com o mesmo nível de skill é que acho que o DotA português vai começar a dar algo. Até lá duvido, mas na minha opinião é dificil arranjar tantas equipas com o mesmo skill aqui em Portugal, já que aos anos que isto está assim e ainda só tens uns 6/7 jogadores que estão ao mesmo nível.
Muito obrigado João pela tua disponibilidade para esta entrevista. Queres deixar alguma palavra a alguém?
Ao moum e para a sua coleção do TheFappening, e para o bio que tem 3.6k MMR e não admite que o kaz tem mais que ele. Ah e ao Rage, a vaca gorda da comunidade.