O alinhamento para os play-offs do VALORANT Champions Tour (VCT) 2023: Masters Tokyo está definido. A fase de grupos da competição ficou concluída esta quarta-feira (14) e as duas melhores equipas de cada um dos grupos juntam-se agora às quatro formações com acesso direto aos play-offs.

NRG e EDward apuradas no Grupo A

O Grupo A foi dominado pelos norte-americanos da NRG. A equipa de Pujan “FNS” Mehta, da qual quatro jogadores venceram o Masters de Reykjavík ao serviço da OpTic, arrecadou o primeiro lugar com duas vitórias em três mapas.

Na estreia, a NRG levou a melhor sobre a NAVI por 2-1, ao vencer em Ascent (13-8) e Split (13-6), mesmo que tenha cedido Lotus (12-14) pelo meio. O primeiro triunfo levou os americanos ao jogo de apuramento, onde bateram a T1 por 2-1 e com direito a reviravolta. Depois de perdido o Lotus (11-13), a NRG venceu em Bind (13-7) e Pearl (13-11) para se apurar em primeiro lugar para os play-offs.

O segundo lugar ficou para a EDward, que arrancou com o pé esquerdo e foi derrotada pela T1 por 1-2 (10-13 Fracture, 13-7 Haven, 12-14 Pearl) no duelo de abertura. A equipa chinesa evitou depois o afastamento com uma vitória por 2-0 (17-15 Pearl, 14-12 Bind) sobre a NAVI e ainda foi a tempo de se vingar da T1 no encontro decisivo. Uma vitória clara por 2-0, com parciais de 13-4 em Fracture e 13-6 em Haven, apurou a formação asiática para a fase seguinte.

Evil Geniuses dominou Grupo B

Evil Geniuses foi a grande vencedora do Grupo B, depois de não ceder qualquer mapa na discussão do mesmo. A equipa norte-americana desenvencilhou-se da oposição sem grandes problemas e vai estar nos play-offs.

No duelo de abertura, a equipa de Ethan “Ethan” Arnold “despachou” a FUT por 2-0, com parciais de 13-5 em Split e 14-12 em Lotus. Este triunfo apurou a EG para o encontro pelo primeiro lugar do grupo, onde a equipa norte-americana voltou a vencer de forma tranquila, desta feita frente à DRX e com parciais de 13-5 em Fracture e 13-9 em Ascent.

Depois de ter vencido a Attacking Soul por 2-0 (13-10 Fracture, 13-7 Pearl) na estreia, a DRX esbarrou então na EG e teve de ir buscar o segundo lugar do grupo e respetivo apuramento no embate decisivo. Perante a FUT, os coreanos começaram por perder o Bind por 9-13, mas deram a volta com parciais de 13-8 em Fracture e 13-4 em Haven para garantir o apuramento.

Com o fim da fase de grupos, este é o alinhamento para os quartos de final da upper bracket:

  • Paper Rex – DRX
  • fnatic – NRG
  • Liquid – EDward
  • LOUD – Evil Geniuses

Disputados numa árvore de eliminação dupla com encontros BO3, exceto as finais (BO5), os play-offs do VCT Masters Tokyo 2023 arrancam esta sexta-feira (16). A final está programada para o próximo dia 25.