A polícia ucraniana apreendeu na semana passada milhares de PlayStation 4 que estariam a ser supostamente utilizadas para minerar criptomoedas de forma ilegal, mas, na verdade, estas consolas estavam a ser utilizadas para farmar contas FIFA Ultima Team, que mais tarde seriam vendidas no mercado negro.

O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) anunciou a apreensão de 3800 PlayStation. Estas consolas da Sony estavam as ser controladas por computadores, que corriam bots de forma farmar contas de Ultimate Team com fins lucrativos.

3800 PS4 foram apreendidas na semana passada (Foto por Serviço de Segurança da Ucrânia)

O que levou a SBU a acreditar inicialmente que este serviço estava a ser utilizado para minerar criptomoeda, foi o facto de terem encontrado, para além das PS4, 500 placas gráficas, 50 processadores, documentação preliminar sobre o consumo de eletricidade, portáteis, telefones, PENs, etc. 

Estas PS4 estariam a disputar partidas repetidamente, acumulando cada vez mais moedas, de modo a comprarem as cartas mais valiosas do mercado para depois venderem as contas no mercado negro. 

A compra e venda de contas, bem como a de moedas é ilegal e pode levar ao banimento dos jogadores envolvidos.