Portugal está em sério risco de não ter qualquer participante na edição de 2013 da Electronic Sports World Cup (ESWC) depois da organização do qualificador Português ter informado as equipas que não tinha meios para enviar os qualificados a França para competirem na final mundial.

A informação é avançada pela organização dos Panthers que através do seu website publicaram um e-mail que lhes foi enviado por parte da organização Portuguesa da ESWC. O evento que decorreu em Aveiro em finais de Setembro não terá corrido da melhor forma, causando alguns contratempos a nível monetário para a organização que acusa ainda um patrocionador ter faltado com a sua palavra já depois do evento ter terminado, impossibilitando assim o pagamento dos prometidos prémios às equipas.

Eis na íntegra o e-mail enviado por José Santos, responsável pela organização da ESWC Portugal 2013:

"Em nome da organização ESWC Portugal 2013, eu José Santos venho por este meio informar o ponto de situação actual relativo à entrega de prémios.

Quero começar por pedir desculpas àqueles que não conseguiram entrar em contacto comigo ou com alguém envolvido na organização do evento.

Indo direito ao assunto, como é sabido este evento foi projectado "em cima do joelho" sendo que as falhas foram imensas e facilmente detetadas!

Junto de vários parceiros, foram reunidos os prémios necessários e ficou previsto que o valor das inscrições serviria então para custear as infra-estruturas do evento, o espaço, e todas as restantes necessidades.

Posto isto e usando como desculpa "o insucesso" desta edição o parceiro responsável pelos prémios finais resolveu voltar atrás com a palavra dias após o evento ter terminado, o que nos deixou numa situação delicada.

Estando eu numa situação completamente inesperada, e sem dinheiro proveniente de qualquer fonte, rápidamente me desloquei ao balcão do meu banco, o qual recusou uma linha de crédito por baixos rendimentos.

Sem saber como lidar com esta situação, tenho contactado várias empresas e tentado de todas as formas obter os recursos necessários.

Nesta situação delicada, sinto-me sem coragem para me desculpar de qualquer que seja a forma mas tenho uma última proposta para que se tente fazer a entrega dos prémios justamente.

Informo ainda que dos valores recebidos em função de inscrição foram pagas algumas despezas do evento e ainda hoje continuo em acertos de contas e em divida com 1 entidade (aluguer de mesas e cadeiras).

Mais informo que só após o evento consegui um posto de trabalho estável que me permitirá efectuar pequenas transferências mensais. Deste modo a minha última sugestão passa por criar uma declaração entre mim e as equipas em questão, onde estas assumiram inicialmente os encargos e posteriormente recebrão o seu dinheiro de volta em parcelas mensais.

Imploro a vossa colaboração e relembro que tal como qualquer outro jovem cidadão eu apenas tentei dar um passo em prol da comunidade, não tenho nem nunca tive intensões de fugir ou enganar ninguém! Foi uma aventura sem exemplo, e gostaria de chegar a um acordo com todos os intervenientes.

Recordo que continuamos em contacto de agumas entidades que poderão ainda intervir e ajudar a ultrapassar este desafio!

Agradeço sugestões."

O evento em Aveiro iria qualificar as equipas de Counter-Strike: Global Offensive, FIFA 14, Shootmania e Call of Duty Black Ops II, estando neste momento as equipas qualificadas terem que resolver as suas situações por si mesmas, ou seja, pagar as deslocações e alojamento em França do seu próprio bolso para poderem participar na final mundial.

ESWC 2013 realiza-se entre 29 de Outubro e 3 de Novembro em Paris – França e é considerada como um dos maiores eventos mundiais. O Fraglíder, apesar desta situação, estará presente na "cidade da luz" para trazer toda a acção deste evento.



[Update]

A organização dos K1CK confirmou ao Fraglíder que irá no entanto enviar a sua equipa de Counter-Strike: Global Offensive para Paris, suportando dos custos do próprio bolso. É até ao momento a única equipa Portuguesa confirmada em Paris.

Fraglíder irá continuar a acompanhar os desenvolvimentos deste assunto no que diz respeito à presença das equipas na final mundial da ESWC.

[Update #2]

Também a organização dos Panthers fez saber ao Fraglíder que irá suportar também os custos da sua equipa de Call of Duty Black Ops II, equipa que recentemente adquiriu, aumentando assim para dois, o número de equipas presentes em Paris.

[Update #3]

O jogador de FIFA 14, Dennis "Dcorreia09" Correia que garantiu a presença em Paris depois de se ter qualifacado em Aveiro também irá estar definitivamente em terras Francesas, depois da organização dos FTW eSports ter resgatado o jogador desta situação. Com isto, fica apenas a falta da confirmação da equipa dos Grow uP Gaming em Shootmania e caso se confirme também a sua presença, Portugal terá assim todos os qualificados em Paris, com as organizações em questão a suportarem do seu próprio bolso a ida dos seus jogadores.