Fotografia: IESF

A influência da Arábia Saudita nos esports tem vindo a aumentar e, prova disso é forte investimento que empresários deste país têm vindo a fazer nos vídeojogos, seja através de torneios ou organização (como é o caso da Falcons). A participação deste país nos esports aumentou ainda mais com a eleição do príncipe saudita, Faisal bin Bandar bin Sultan Al Saud, para presidente da Federação Internacional de Esports (IESF).

Faisal bin Bandar bin Sultan Al Saud sucede ao romeno Vlad Marinescu, que abandonou o cargo de presidente da IESF em outubro. O príncipe saudita foi eleito com 71 votos (98,6%).

A Arábia Saudita continua a ascender nos esports. O país já é dono da ESL FACEIT Group e tem vindo a organizar grandes torneios de esports, como é o caso da Gamers8. Para além disso, a organização de esports, Falcons, estará a montar um lineup de Counter-Strike repleto de estrelas, graças ao investimento saudita.

Os investimentos provenientes da Arábia Saudita têm sido cada vez mais comuns e, não se cingem aos desportos eletrónicos, sendo que nos desportos tradicionais, os sauditas também têm feito uma aposta forte.