A RIOT Games apresentou oficialmente o seu FPS intitulado nos últimos meses como Project A, revelado pela primeira vez durante o 10º aniversário de League of Legends – o seu nome será Valorant e chegará até nós no Verão de 2020.

O jogo será gratuito e irá ser lançado para PC, assumindo a vertente de "Ataque vs Defesa" (muito como os Ts vs CTs) e terá os seus jogos disputados à melhor de 24 rondas, com cinco jogadores a entrar em cada equipa.

Com o intuito de beneficiar das melhores conexões possíveis e proporcionar aos seus jogadores a melhor experiência, o Valorant será lançado com servidores dedicados de 128 tick gratuitos e espera que 70% dos seus utilizadores a nível mundial possuam uma ligação abaixo dos 35 ms, muito devido aos vários datacenters espalhados por todo o mundo (RIOT Direct).


Entre as várias informações adicionais que foram lançadas para o jogo, o trabalho efetuado no "Netcode" pretende eliminar de vez aquilo que é conhecido como o "Peeker’s Advantage" na maioria dos FPS, onde o jogador que toma a iniciativa tem, por vezes, vantagens em ver o seu adversário antes que o mesmo registe a informação no seu ecrã.

Para além disso, o jogo será bastante "generoso" no que diz respeito às especificações de Hardware em torno do mesmo – no mínimo, qualquer um com um CPU Intel i3-370M e uma GPU Intel HD 3000 conseguirá jogar o Valorant, sendo no entanto recomendado que possua pelo menos um i3-4150 e uma Geforce GT 730 para poder chegar aos 60 fps no jogo.


Segundo a RIOT Games, os servidores de VALORANT irão "eliminar" as diferenças visuais causadas pelo lag de conexões de internet mais lentas, dando upscale ao movimento de um jogador que esteja nessas condições para 128 fps, impedindo esses "breaks" visuais.

Com o problema dos cheats em conta, a RIOT Games já terá preparado o jogo de forma a tornar o Wallhack, Speed Hack ou Teleport inútil – sobre o primeiro, a localização do jogador é escondida até ao último segundo antes de entrar na linha de visão, já as informações do jogo estarão a ser hospedadas no servidor o que irá impedir o utilizador de utilizar hacks para alterar valores como a velocidade e unidades por segundo percorridas.

Ainda não foram reveladas quaisquer informações relativas a uma possível BETA nem mais informações relativas às habilidades dos "Agents", personagens que estarão disponíveis no jogo e que terão acesso a todas as armas para compra, seguindo o exemplo de jogos como o CS:GO e a sua economia. Pretende-se que as habilidades dos mesmos complementem o FPS e não serem o principal foco, trazendo "poderes" únicos que terão de ser adquiridos e utilizados como granadas.

Em baixo, ficam mais algumas imagens do jogo: