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Para a estreia foi escolhido o Football Manager 2005:

Data de Lançamento: 4º Trimestre de 2004
Editora: Sega / Empire Interactive
Produtora: Sports Interactive
Género: Estratégia / Desporto

– Introdução:

Depois de vários anos a trabalharem em conjunto na elaboração de um dos jogos de simulação desportiva mais conhecido (o Championship Manager), uma inesperada ruptura entre a Eidos (empresa proprietária do jogo) e a Sports Interactive (empresa contratada para a criação do jogo) fez com que esta última surgisse com um novo jogo e ao que tudo indica, para tentar combater o favoritismo de um dos jogos mais desejados, que ela própria criou.

O objectivo é claro, mas difícil de concretizar, visto que ambos os jogos são muito idênticos, quer na jogabilidade, quer no grafismo. Para mais fácil conseguir os seus objectivos, a SI aliou-se a uma empresa de jogos bastante conhecida, a Sega, que apostou neste projecto com vista ao sucesso que a SI fez, em relação á série Championship Manager.

Este jogo conta com uma base de dados de 14.000 clubes e 235.000 jogadores mais equipas técnicas, e continua a ser um suporte a muitos treinadores, que vêm neste tipo de jogos, uma informação adicional para os jogadores que observam, visto que é um dos jogos mais completos a nível característico, tais como: posicionamento, velocidade, técnica, etc.

Um dos aspectos que me fez notar que a SI está mesmo empenhada em “destruir” o seu antigo jogo, foi ao entrar no seu site e me deparar que poderemos escolher várias línguas, incluindo a nossa, tal como a relação que esta empresa quer introduzir com os fãs, isto porque: qualquer fã pode agora inscrever-se no site oficial e aparecer no jogo, bastando enviar uma fotografia e os devidos dados complementares. As pessoas que tenham idades compreendias entre os 18 e os 22 anos, aparecerão como jogadores, e os restantes nas equipas técnicas, de clubes criados para esta ocasião.

– Desenvolvimento:

Mas com calma e indo por partes, nesta análise, vamos tentar mostrar todos os aspectos mais importantes, que este jogo tem, e que o Championship Manager não tem.

Ao entrar no jogo e a experimentar todas as opções que este oferecia, reparei que tinha duas opções novas: Reportar um Bug e Pedir ajuda Online. Isto só vem reforçar a ideia que a SI tenciona ter, uma maior proximidade, entre jogador-empresa.

Nos menus dos treinadores haverá uma opção, onde poderemos trocar impressões mais positivas ou mais negativas com os nossos rivais, provocando assim algum tipo de pressão, que pode ser reagido como menos esperamos.

Os agentes dos jogadores também estão presentes neste jogo, onde teremos que ter muito cuidado, pois podemos ser levados numa contratação mal feita, ou sairmos vitoriosos numa contratação de um futuro craque, por isso, só depende da nossa visão futurista do próprio jogador.

Teremos em Football Manager um bom acompanhamento da nossa equipa técnica, se assim quisermos, visto que podemos ser substituídos nos treinos ou nos jogos, pelo nosso adjunto, e de podermos ter a informação detalhada da evolução dos nossos craques. Existe uma opção “Get Team Report” que fará com que o nosso treinador adjunto tenha um papel mais activo, onde nos dirá qual a melhor equipa a usar, assim como a táctica. As opções dos treinos estão também mais completas que nunca, podendo assim nos tornarmos num possível fisioterapeuta de sucesso.

Durante a realização de um jogo, podemos constatar novas opções que em Championship Manager não víamos, tais como: a oportunidade de vermos as tácticas inicias de ambas as equipas sem termos que recorrer há opção propriamente dita, uma visão 2D do jogo bastante melhorada e todas as opções já conhecidas com bastante mais funcionalidades, originalidade e simplicidade.
O resto das opções são as mesmas, com alguns melhoramentos, a nível de grafismo apenas.

Como não poderia ser, as contratações foram actualizadas ao máximo, mesmo aquelas recentemente realizadas. Nas opções das transferências também teremos um leque mais alargado de opções, onde podemos rescindir um contrato a meio da sua duração, romper uma transferência que já estava decidida, quer na entrada, quer na saída de um jogador, ou podemos ainda decidir para que clube o jogador será vendido na próxima transferência. A Sports Interactive fez questão de ter mais jogadores, mais ligas, mais campeonatos, assim como um pedido muito requesitado dos fãs deste futuro jogo, mais jogadas disponíveis durante a visão do jogo 2D, e mais jogadas com a execução dos truques característicos de cada jogador.

Podemos contar com um aspecto visivelmente novo, ou seja, numa possível falência do clube, poderemos encontrar pela frente um Abramovich, que quer tomar o controlo do clube, e quem sabe oferecer-te um contrato milionário… mas cuidado, que isto poderá ser mais fogo de vista, do que aquilo que parece. Haverá também um Centro de Empregos, visto que poderás não estar de acordo com o teu Olheiro, ou com o teu fisioterapeuta, e aí terás que procurar novos profissionais.

A SI conseguiu aliar-se à PhysioRoom.com, empresa que detém as melhores características das doenças mais conhecidas no futebol corrente, por isso, as lesões dos jogadores serão mais exactas do que nunca, onde poderemos controlar instantaneamente todas essas lesões em todas as competições.

Um aspecto novo e de realçar neste jogo, é que ao fim de todas as jornadas, será possível verificar um breve resumo de todos os jogos das equipas adversárias, destacando os “matadores”, tal como os possíveis “craques”. Isto vem tornar a comunicação social mais presente no jogo, porque no dia antes de cada jogo teremos uma conferência de imprensa, onde teremos que responder a uma pergunta, entre cinco respostas possíveis, tal como a possibilidade de vermos as respostas mais confiantes ou menos confiantes do técnico adversário.

Resta nos esperar a saída deste simulador de gestão desportiva, previsto para o próximo mês, que a Sports Interactive tanto quer que seja uma perfeição, e podendo assim combater o gigantesco Championship Manager, ou um jogo que também promete dar que falar, o Total Club Manager 2005, da EA Sports, devido à possibilidade de fazer uma fusão, entre este e o Fifa 2005. (explicação mais pormenorizada, numa próxima análise ao jogo).
Tudo depende agora dos jogadores deste simulador desportivo tão viciante para os amantes do futebol, onde na nossa opinião, saíra vencedor o jogo em que as pessoas mais se enquadrem, e que mais facilidades tenham na utilização do mesmo.
A SI tinha o trabalho difícil de mudar o aspecto deste novo jogo, e conseguiu quer nos aspectos do grafismo, quer em opções novas que introduziu, que tornam este jogo mais real, do que nunca.

– Conclusão:

Jogabilidade:

Tudo dependerá como é óbvio, de como as pessoas se habituam ao jogo, pois na nossa opinião os jogos estão muito semelhantes neste aspecto.

Som:

Pouco relevante neste tipo de jogo.

Grafismo:

A Sports Interactive tinha de fazer alguma coisa no grafismo, para poder recolher pessoas para este jogo, já que em termos de conteúdo não podia fugir muito ao que se passa em CM, e por isso, tentou melhorar e bem, determinados aspectos na duração dos jogos, não tornando esse momento tão mórbido.

Originalidade:

Este jogo não é muito original, pelo seu tempo de existência, mas mesmo assim, a empresa criadora deste jogo, fez um papel fantástico, em dar mais vida a este jogo e mais entusiasmo para a sua utilização.

Pontuação Final FRAGlíder: 17

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Bons jogos!