O que era bom voltou ainda melhor.
Após longos anos de sucesso nas consolas Sony, eis que finalmente chega às nossas mãos Pro Evolution Soccer 4, uma mais valia à lista de títulos de futebol de Xbox que era completamente dominada pela saga Fifa, e que ainda se destaca por ser a primeira vez que o jogo de futebol da Konami apresenta modos de jogo online.
Em termos de novidades, estas apresentam-se principalmente no principal modo do jogo, a Master League. Na edição deste ano, para além de tudo o que já havia nos anteriores jogos, existe a introdução de um aspecto que faz lembrar os rpgs. Após cada jogo e dependendo do seu desempenho, os jogadores ganham pontos de experiência, melhorando as suas habilidades. Outro ponto de interesse é a idade dos jogadores, que avança com o decorrer do jogo, chegando a uma altura em que os jogadores anunciam o fim de carreira. Para além do modo Master League, podemos contar ainda com o habitual modo Exhibition, Penalty Shootout, League, Cup e ainda um modo de treino que serve de tutorial para os menos habituados ao jogo. Mesmo que se considerem peritos no jogo, um salto ao treino não vos fará mal nenhum porque podem fazer um treino livre ou um treino de situações específicas, como livres, cantos, desmarcações, fintas e mais o que possam pensar relacionado com futebol.
São estas situações que tornam Pro Evolution Soccer 4 um jogo agradável. Apesar do seu realismo, não é um daqueles jogos em que o jogador se sente frustrado por ser realista de mais. O jogo tem um ritmo que tanto pode ser apreciado pelo jogador casual ou pelo mais fanático adepto de jogos de futebol, tal é a facilidade com que se circula a bola mas ao mesmo tempo a complexidade dos pormenores mais infimos que tornam este desporto num desporto de massas, que leva às lágrimas o maior macho que conhecem.
Em termos gráficos e comparando com o seu principal rival, Fifa 2005, este é o David Beckham dos jogos de futebol, com melhor aparência e uma maior ênfase neste aspecto, enquanto Pes4 é mais como um Cristiano Ronaldo, com toda a sua técnica. No entanto não pensem que Pes4 apresenta uma má aparência. Pelo contrário, as animações dos jogadores são fluídas e mais realistas do que nunca, e todos os jogadores principais são reconheciveis devido ao novo modelo de rostos implementado no jogo. Podem ver Deco, Zidane, Beckham, Raúl e muitos outros tal como eles são na realidade, apresentando mesmo pormenores de animação tal e qual como os seus congéneres reais.
Na vertente sonora, o jogo cumpre. Apresenta cânticos dos adeptos apoiando a sua equipa (o normal neste tipo de jogo) e os comentários tornam-se rapidamente repetitivos, naquele que é o ponto mais fraco do jogo.
No geral, Pes4 apresenta-se como uma evolução sobre o antecessor e continua no trono dos simuladores de futebol, não tendo rival à altura. Simplesmente o melhor jogo de futebol de sempre.
Nota: 9.2/10
Produtora: Konami
Editora: Konami
Género: Simulação desportiva
Mais Screenshots
Review por: Bruno “Manny-Calavera” Pacheco