Port Royale 2 é mais um dos jogos de estratégia já muito conhecidos por todos nós, tal como Age of Empires, o meu primeiro jogo de estratégia e muito semelhante em vários aspectos a este magnifico jogo.

Como toda a continuação de cada jogo é para melhorar, este jogo não fugiu a regra, sofrendo francas melhoras em relação ao anterior, mas não podendo deixar de referir, que Port Royale veio mudar e muito os jogos RTS.

O seu objectivo não passa simplesmente por salvar os seus habitantes, como podemos constatar em vários jogos desta espécie. Em Port Royale, somos um humilde comerciante, onde podemos elevar as fasquias do nosso profissionalismo, até chegarmos a um grande comerciante deste ramo, o da embarcação e da pirataria.

Alguns aspectos foram melhorados, e neste tipo de jogo, fazem toda a diferença.

Notam-se melhorias em relação ao outro jogo, principalmente na ajuda dos tutoriais, que foram divididos por partes, onde não se torna aborrecido e difícil a compreensão da ajuda, como acontecia anteriormente.

Pequenos detalhes por vezes fazem muito a diferença, neste jogo podemos ver coisas simplesmente fantásticas, tais como: as rochas na agua, arvores abanar, reflexo dos navios, etc.

Nos combates navais, surge a melhor novidade, visto que no primeiro jogo num combate entre vários navios era impossível controlar um por um, e por isso, neste segundo jogo, só será realizado o embate entre um navio contra o outro, dando assim a possibilidade de as lutas serem mais duradouras e de podermos controlar a nossa frota naval com mais precisão.

O interface foi melhorado, nomeadamente nos tutoriais, mas também foram introduzidos novos aspectos, como duelos em terra, com os governadores e os comandantes, assim como a possibilidade de sermos correctores de terras, com permissão do nosso governador, dependendo da nossa reputação.

Um dos aspectos que mais contribuiu para que eu ficasse de boca aberta, é quando carregamos em alguma opção, como na casa de jogo, ou na casa do imperador, e nos aparece uma pequena animação contínua do próprio assunto, ou seja, um aspecto simplesmente magistral.

Menu com bastante simplicidade, mas muito útil.

Gráficos: opção de aumentar ou diminuir as qualidades da agua, os detalhes dos barcos, como das cidades.

Som: opção de aumentar ou diminuir o som do jogo, da musica, da atmosfera, da narração, ou ainda a possibilidade de tornar todas estas opções silenciosas.

Modo de Jogo: opção para poder ver os vídeos, informação sobre a embarcação, dificuldade do nível, entre muitas outras.

Teclado: opção de podermos mudar todas as teclas já predefinidas pelo jogo.

O jogo será divido por quatro objectivos distintos, entre quatro cenários.

Cenário 1:

Terás que ajudar as colónias holandesas a adquirir novas cidades. Começaras este cenário com algumas armas e com um capital considerável, para te ajudar neste primeiro objectivo, que passa por alcançar os barcos de pesca ingleses, fazendo com que automaticamente ganhes mais vida e melhores condições para a tua cidade, como por exemplo: mais e melhores armas.

Por fim e finalizando o objectivo deste cenário, depois de achares reunidas todas as condições para atacar as defesas inglesas, terás que o fazer com a máxima força, conquistando todas as suas cidades.

Cenário 2:

A segunda parte deste jogo passa-se em Espanha, onde o Imperador espanhol nos dá uma pequena parte de terra, e que teremos de construir da estaca zero a nossa própria cidade, o nosso próprio exército marítimo, ou seja, o objectivo deste cenário passa por assegurarmos que as economias das nossas cidades aumentem em bom ritmo. Contudo a cedência das terras espanholas não serão dadas de bandeja, pois teremos que conquistar o imperador espanhol, mostrando a nossa reputação e fazendo com que nos tornemos populares naquelas terras.

Cenário 3:

Neste cenário o objectivo principal passa por matarmos um pirata infame, conhecido como Edward Teach, ou Blackbeard, onde contamos com o máximo apoio do Governador de Havana, que nos dará instruções e ajudas para a nossa captura. Aqui terás que usar tarefas específicas para que possas cumprir este cenário com sucesso.

Cenário 4:

Este cenário é o que contém o desafio mais importante, pois tratasse do último, mas não só, visto que se trata sobre a embarcação, a produção e as nossas fontes de comida das nossas cidades. Coisas esquisitas vão se passar na ilha de Tortuga, como alguns maus comerciantes irão visitar a cidade, assim como diversos eventos dificultarão a vida dos nossos habitantes, ou seja, o nosso objectivo primário é salvar a cidade de qualquer ruína possível.

No fim deste cenário o nosso resultado será mostrado, e tudo dependerá da nossa velocidade e da nossa vida. Poderemos usar o modo “Free-Play”, mas teremos na mesma, objectivos específicos para atingir.

O juízo final…

Port Royale 2 tem tudo para ser um jogo de estratégia de sucesso, com aspectos novos, e de valor, e outros bastantes melhorados que só vêm enriquecer este jogo, que por si só, vem melhorar os dias dos fãs dos RTS.

Com objectivos interessantes e com uma interface simples, este jogo não desaparecerá da nossa mente até que todo o jogo seja completo, ou seja, com o nosso triunfo no mundo da pirataria.

Jogabilidade: (18)

Qualquer jogador que nunca tenha praticado este tipo de jogo de estratégia, não terá qualquer problema em ambientar-se, pela sua fácil maneira de jogar, aliado com bons documentos de ajuda extra.

Som: (18)

Algo que me fez ficar arrepiado, foi o som do jogo, não só durante a sua jogabilidade, mas em todo o processo do jogo, a música é magnifica, o som ambiental é real, por isso, o som neste jogo é impecável.

Grafismo: (18)

Árvores abanar com o vento, a visão das rochas nas profundezas do mar, tal como o reflexo dos navios, por si só diz tudo, mas para acompanhar todos estes “pequenos” detalhes, para mim a visão de um vídeo em cada clique numa das opções, é maravilhoso.

Originalidade: (17)

Objectivos bastantes completos, assim como novos aspectos melhorados, vieram mudar todo este jogo, que para mim, faz a diferença neste tipo de jogos RTS.

Pontuação final: 18

Produtora: Ascaron
Editora: Ascaron
Editora Nacional: Infocapital
Género: Estratégia

Requisitos:

Mínimos: Pentium II 450 MHz, 64 MB
Recomendados: Pentium III 900 MHz, 128MB

Mais Screenshots

Review por: Tiago “h8ps1” Mano