A Riot acaba de revelar o formato do seu segundo torneio internacional, o Stage 3: Masters em Berlim.

O torneio é jogado de 10 a 19 de setembro, com os primeiros sete dias governados pela fase de grupos. Aqui, as 16 equipas presentes vão ser sorteadas em quatro grupos distribuídos entre as sete regiões presentes. Os grupos vão ser jogados à melhor de 3, apenas a primeira equipa de cada apurando-se para os playoffs.


Terminados os grupos, as quatro melhores equipas jogam uma bracket de eliminação única nos playoffs. As semifinais vão ser jogadas à melhor de 3, e a grande final à melhor de 5 para determinar o vencedor do Stage3: Masters Berlim.

O vencedor deste torneio fica automaticamente apurado para o VALORANT Champions, a LAN que vai determinar o primeiro campeão mundial de VALORANT. Caso os Sentinels vençam o torneio, a América do Norte recebe uma vaga extra no Champions e no LCQ. Isto deve-se aos pontos acumulados pela equipa no VCT até aqui, que os colocam automaticamente no Champions, vencendo este evento ou não.

Restam apenas quatro vagas em Berlim. Uma para o Brazil, duas para a Ásia Sudeste e uma para a América Latina. A primeira poderá ser conquistada por Vivo Keyd, Stars Horizon, Sharks, Vikings ou FURIA ao longo dos próximos dois dias. A lista total de equipas apuradas é:

Acend SuperMassive Blaze Gambit G2
Sentinels 100 Thieves Envy Havan Liberty
BR Challengers Playoffs Vision Strikers F4Q SEA Challengers Playoffs
SEA Challengers Playoffs Crazy Racoon ZETA DIVISION LATAM Challengers Finals

[UPDATE 21/9/2021 1:35:00]

Após uma má receção da comunidade de jogadores, a equipa de esports do VALORANT decidiu rever o formato do Masters.

A fase de grupos passará a um sistema GSL, eliminando assim a grande final da cada grupo e permitindo que passem duas equipas de cada grupo. Sendo assim, os playoffs passam a ser jogados com oito equipas, mantendo o formato de eliminação única.

Mais detalhes serão revelados na próxima semana.