

Após terem perdido o primeiro jogo nos playoffs da competição, SAW e Gentle Mates encontraram-se num derradeiro encontro de tudo ou nada. Os Gentle Mates venceram a SAW por 2-1 e garantiram a continuidade no VCT Ascension EMEA.
No primeiro mapa deste duelo, Split, a SAW até entrou melhor no encontro, com Tomás “Tomaszy” Machado a assinalar uma quadra-kill na ronda inicial. Ao intervalo, o conjunto nacional perdia por 7-5 e, com a mudança para o lado ofensivo, a tarefa tornou-se ainda mais complicada. Os Gentle Mates venceram o primeiro mapa desta série à melhor de três por 13-10. O conjunto francês viu Jonathan “TakaS” Paupard brilhar rumo à vitória, com 21 eliminações apontadas.
Em Ascent, mapa escolhido pela equipa portuguesa, os comandados de Miguel “Bati” Batista deram outra cara e voltaram à carga na partida. Numa primeira parte dividida, a SAW partiu para o lado defensivo a vencer por 7-5. David “Fizzy” Figueiredo assinalou um momento memorável neste side quando, na quarta ronda, protagonizou cinco eliminações para o conjunto nacional. No segundo tempo, a SAW dominou a equipa francesa, ao estabelecer um parcial de 5-1. A equipa portuguesa empatou a série e levou tudo para o decider (13-6)
𝐓𝐡𝐞 𝐠𝐚𝐦𝐞 𝐢𝐬 𝐧𝐞𝐯𝐞𝐫 𝐨𝐯𝐞𝐫.
Não conseguimos sobreviver à meia-final da lower bracket. Despedimo-nos do @valleague_emea Ascension com uma derrota frente aos @gentlemates, por 2-1.
Vamos voltar, warriors. ⚔️#StayAWarrior pic.twitter.com/uCgpBOy5wn
— SAW (@sawggofficial) July 14, 2023
Em momento de tudo ou nada, o lineup luso procurou, no mapa Haven, contrariar o poderio dos Gentle Mates. Com um início a frio, a SAW viu-se numa posição delicada quando, à sétima ronda, perdia por um parcial de 6-0. A equipa portuguesa procurou a recuperação e, ao colocar o 6-1, os warriors acreditaram na reviravolta da partida. Na oitava ronda, momento importante para o conjunto nacional, os franceses Nathan “nataNk” Bocqueho e Beyazit “beyAz” Korpe assinalaram uma double-kill cada um, deixando fugir as aspirações da SAW.
À entrada para a segunda parte, o conjunto português ainda acreditou ao colocar as duas rondas iniciais. Infelizmente, não seria suficiente e, a equipa da SAW, despediu-se de Berlim frente aos Gentle Mates (13-4).
Fica uma enorme caminhada dos warriors, que encheram de orgulho os amantes dos eSports em Portugal.